Para vereadores, trabalho dos últimos 4 anos mereceu nota 5,5

Nesta terça-feira (29), a última sessão ordinária da Câmara foi marcada por despedidas, agradecimentos e elogios por parte dos vereadores, uma vez que, após 4 anos de legislatura, nove vereadores se despedirão. A equipe de reportagem do Mais Notícias conversou com alguns dos vereadores para fazer uma análise dos trabalhos realizados nos últimos quatro anos e também responder a uma pergunta: que nota você daria para esta legislatura?

camara2A análise feita pelos vereadores que estão de saída é de que faltou mais organização por parte do Executivo, que muitas vezes mandava projetos de urgência para aprovação de última hora, principalmente quando o assunto tratado era remanejamento de verbas. Renato Foresto (PT) criticou a “falta de planejamento do executivo, que gastou mais do que foi arrecadado”. Já Gabriel Roncon (PTB) comentou que o executivo “falhou em deixar as coisas transparentes para os edis”.

Outro assunto abordado pelos entrevistados foi a participação da população durante as sessões. A vereadora Diva do Posto (PR) explica que o comparecimento dos munícipes durante as sessões fez muitos vereadores repensarem suas atitudes: “eu pelo menos sentia muita falta, porque você olhava para o público e só tinha assessor e imprensa. Agora com a população chamando a atenção, acaba impondo a sua vontade, coisa que antes não acontecia”.

Ainda no tópico “participação popular”, Foresto afirma que sempre manteve seu gabinete aberto para os movimentos sociais, “eu chamei audiências públicas, teve a do Shopping e da Fábrica de Sal, com as pessoas comparecendo em peso. Tinha gente para fora porque não cabia aqui no plenário”.

Já Silvino Castro (PRB) ressalta que, para a democracia ser válida, é necessária a participação e a cobrança vinda do povo. “Nós estamos aqui para representar a população e não podemos aceitar qualquer coisa que vá prejudicar essas pessoas. Espero que o povo cobre mais, venha cada vez mais às sessões”, afirmou.

Perguntado sobre o que fará de diferente no próximo mandato, Silvino respondeu que o plano é fiscalizar mais as ações do executivo e se aproximar do secretariado, enquanto o vereador Banha (PPS) destaca que é importante “realizar as consultas populares, para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas”.

Nota baixa – Por fim, perguntamos aos edis que nota dariam para a atuação do legislativo nos últimos quatro anos e, entre eles, a média foi de 5,5. Para Renato Foresto essa nota é correta pois “não foi aprovada a CEI (Comissão Especial de Inquérito) da Saúde e faltou coragem por parte dos vereadores em peitar mais o Executivo”. O vereador Adriano (PMDB), em tribuna, fez uma análise de sua gestão e acabou, indiretamente, por endossar a nota final. Fazendo mea culpa, afirmou que “faltou ser mais incisivo” em sua atuação e mais participação. O vereador ainda destaca Renato como o vereador mais atuante dessa gestão.

Compartilhe

Comente

Leia também