Para especialista, potencial turístico de Ribeirão Pires é superior ao de Gramado

Empresário representa indústrias de chocolate e turismo do país

Empresário representa indústrias de chocolate e turismo do país

Na última terça-feira, Caio Tomazeli, ex-secretário de Turismo de Gramado (RS), visitou Ribeirão Pires para avaliar o potencial turístico da cidade. Em entrevista exclusiva ao Mais Notícias, o empresário do ramo de chocolates disse que Ribeirão Pires está a caminho de se tornar uma cidade referência em turismo no Estado de São Paulo, sendo o Teleférico o principal elemento para esse desenvolvimento.

“O turismo é um conjunto de iniciativas e oportunidades. A cidade tem que ter potencial e Ribeirão Pires possui muito mais que Gramado. Vocês moram em um lugar de belas paisagens, uma cidade de conformação topográfica ideal com lugares altos e baixos, que é bom para desenvolver o turismo porque cria ambientes diferentes em uma mesma cidade. A maior vantagem é estar no coração do maior mercado consumidor do país”, explicou Tomazeli.

O especialista exemplificou o cenário: “Para ir a Gramado de São Paulo, gasta-se 1h30 de avião mais 2 horas de estrada, basicamente um dia para ir e outro para voltar. É preciso ficar por lá ao menos 4 dias, o que torna a viagem longa e cara. Já em Ribeirão Pires é possível ter uma experiência bacana de turismo diário, visitando a cidade e eventualmente pernoitar. Assim, essa potencialidade que inclui uma cidade bonita, a represa, a vegetação e os atrativos turísticos tem poder de atrair visitantes, muito mais do que Gramado”.

Após se inteirar do projeto do Parque Temático do Teleférico, Tomazeli prevê que Ribeirão Pires atinja status nacional em curto período. “Ribeirão Pires tem potencial de ser, em cinco ou 10 anos, o que Gramado levou 30 para conseguir. Por ano, Gramado recebe cinco milhões de visitantes enquanto Ribeirão Pires tem mais de 20 milhões de habitantes morando nas cidades vizinhas. A cidade tem uma infraestrutura invejável”, disse.

O perito apresenta o que seria “o dever de casa” para o Poder Público, comerciantes, empresários e a população: “O primeiro passo é a Prefeitura desenvolver seus atrativos e pelo que vi, isso está sendo feito (referência ao Parque do Teleférico); precisa haver incentivo às atividades ligadas ao chocolate, atração de mais hotéis, eventos, construção de um shopping e espaço para feiras. Todos esses atrativos têm que desenvolver a gastronomia e a hotelaria. É preciso incentivar o comércio a se especializar para aproveitar a oportunidade de vender e a população tem que aproveitar e embarcar nessa proposta. Conforme essas coisas forem acontecendo, os investidores aparecerão. A coisa mais importante é que o prefeito que descobriu um caminho para desenvolver a cidade que tem um tino para o turismo. A comunidade precisa investir e acreditar na ideia. O turismo é realmente um caminho para o desenvolvimento seguro da cidade”, concluiu.

Caio Tomazeli é diretor da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), proprietário da empresa Chocolates Montanhês de Campos do Jordão, ex-secretário de Turismo de Gramado e consultor de turismo.

Compartilhe

Comente

Leia também