Pacientes do CAPS AD participam de oficina em horta

Prefeitura oferece atividades que estimulam os sentidos e promovem integração social

A Secretaria de Saúde da Estância Turística de Ribeirão Pires intensifica em todos os setores as ações de humanização e de cuidados dos pacientes na integralidade. Na saúde mental, as oficinas terapêuticas estão trazendo novas formas de tratamento e acompanhamento. No CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Álcool e Drogas, usuários participam de oficina na horta da unidade, estimulando, muito mais do que os sentidos, a integração social.

Espaço antes desocupado no quintal da casa que sedia as atividades do CAPS AD deu lugar à horta, onde, com auxílio da orientadora terapêutica Memorina de Oliveira, os pacientes semeiam, cultivam e colhem hortaliças e plantas. No canteiro há quiabo, jiló, alface, almeirão, escarola, coentro, salsinha, cebolinha, hortelã, erva-doce, capim-santo e poejo.

“Entre os benefícios da prática da oficina na horta estão o estímulo sensorial do tato e olfato; a integração entre pacientes e a comunidade; o resgate de reminiscências, uma vez que muitos dos pacientes atendidos vieram de espaços onde, na infância, eram cultivadas plantas e hortaliças; bem como o estímulo à alimentação saudável”, explicou Memorina, terapeuta responsável pelo projeto da horta.

O valor arrecadado com as vendas das hortaliças e plantas (temperos e chás) é utilizado para a compra de novas sementes e mudas. Nos próximos dias, por exemplo, os pacientes do CAPS AD deverão colher os pés de escarola. No espaço, serão plantados repolhos, por escolha dos próprios pacientes, o que torna a horta sustentável.

Compartilhe

Comente

Leia também