Os cuidados com a saúde durante o carnaval

Durante o período de carnaval, as pessoas devem observar um maior cuidado com a pele, que não se resumem ao uso de protetor solar. Segundo o Ministério da Saúde, o uso de tintas, purpurinas e colas podem provocar reações alérgicas e até queimaduras. Os casos mais comuns são de alergia ao corante. A opção são produtos hipoalergênicos e pinturas atóxicas, próprias para uso em crianças.

É aconselhável aplicar esses produtos em áreas menores do corpo – como o antebraço – como teste. A substância deve ser aplicada no local e deixada ali por cerca de 24 horas. Depois da folia, a orientação é hidratar bem a pele após o banho.

Em relação à exposição prolongada ao Sol, a dica é reaplicar o filtro solar a cada duas horas, além de beber muita água para hidratar a pele. Os foliões não devem abusar do consumo de álcool e alimentos gordurosos, que podem provocar o aumento de casos de diarréias e intoxicações alimentares durante o carnaval. A orientação é para que as pessoas se hidratem antes, durante e após a folia.

Além de beber água, também é aconselhável ingerir água de coco ou sucos de frutas. Alimentos leves como frutas e legumes também são recomendados – de preferência, que não sejam consumidos no meio da rua, em carrocinhas. Outra recomendação é carregar barras de cereais.

Compartilhe

Comente

Leia também