Organize seus moveis velhos e eletrodomésticos respeitando a natureza

Aqueles que realizaram o sonho de uma nova geladeira, sofá ou até mesmo aquele armário espaçoso, muitas vezes se pegam em dúvida sobre o que fazer com o antigo. Qual seria a melhor forma de descarte?

Pensando nisso, o Jornal Mais Notícias, aborda o assunto com algumas idéias. Em relação a moveis, como sofás procure cobrir e colocar em uma área de preferência coberta até que seja encaminhado para doação ou reciclagem, o mesmo também deve ser feito com armários, se possível faça a desmontagem e embale as peças para um transporte mais adequado, não sendo possível desmontar sozinho, informe os responsáveis pela retirada do objeto.

Para aqueles que optarem pela doação, procure se lembrar da necessidade de limpar os objetos antes de encaminhar para a doação. Se a opção é a reciclagem, existem empresas especializadas em recolher esses utensílios. Em pesquisa, a redação do Mais Noticias descobriu uma forma fácil é rápida de encaminhar moveis e eletrodomésticos, para um descarte ecologicamente correto.

O site tem o nome de E-Cycle, esse sistema funciona como ferramenta de busca dos postos de reciclagem. Nele é possível localizar o posto mais perto de sua casa, também disponibilizam informações de como reciclar cada tipo de material.

A E-Cycle é uma marca que tem origem no interesse pelas relações de consumo de desenvolvidas entre indivíduos e empresas, sejam fabricantes de produtos ou prestadoras de serviços.

Para aqueles que ainda tem dúvida sobre o descarte de lixo eletrônico e objetos fora de uso, leia abaixo duas dicas:

Lixo Eletrônico – Geladeiras, televisores, micro-ondas, computadores, itens de informática (como CDs e disquetes), impressoras, cartuchos de tinta. Como realizar corretamente seu descarte, pois, geralmente esses aparelhos contêm metais pesados, como chumbo e cádmio. Como e onde descartar: antes de passar adiante o computador, utilize um programa que limpe seus arquivos e impossibilite a recuperação de dados, como o Dban (baixado gratuitamente). Isso feito procure falar diretamente com o fabricante: empresas como a Dell, a HP e a Itautec recebem equipamentos antigos das próprias marcas.

Móveis e objetos fora de uso – Cortinas, roupas, mobiliário antigo. Caso a peça esteja em bom estado, existe a possibilidade de oferecer a conhecidos ou a entidades sociais em seu bairro que aceitem doações, a exemplo do Exército da Salvação (RJ, SC e SP) e das Casas André Luiz (SP). Como e onde descartar: não se esqueça se for doar procure entregar as peças em bom estado para uso. Por fim, algumas companhias de seguro residencial retiram gratuitamente móveis e eletrodomésticos na casa de seus clientes e os encaminham para o descarte ecológico.

Informações – Para entrar em contato com E-Cycle, acesse o site www.ecycle.com.br, com o Exercito da Salvação pelo www.exercitodoacoes.org.br ou as Casas André Luiz pelo endereço www.casasandreluiz.org.br.

Compartilhe

Comente

Leia também