ONU cria dia para alertar sobre o consumo de água

O dia 22 de março, Dia Mundial da Água, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de alertar a população mundial sobre o consumo e a preservação da água. A água é um recurso fundamental para a sobrevivência dos seres vivos. Ela ajuda a manter o corpo hidratado, no transporte de substâncias, regula a temperatura do nosso corpo, entre outras diversas funções.

Reservatórios têm aumento, porém a situação ainda é delicada

Reservatórios têm aumento, porém a situação ainda é delicada

Apesar do nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja própria para o consumo em rios, lagos e reservatórios subterrâneos. Também se pode destacar que essa quantidade de água não é distribuída igualmente pelo planeta, em consequência existem locais onde este recurso é considerado muito valioso. Por causa desta desigualdade na distribuição, em vários territórios ocorrem conflitos pela água.

Atualmente o Brasil passa por algumas dificuldades relacionadas à água, como por um exemplo a queda dos níveis dos reservatórios.  Mesmo com as chuvas das últimas semanas a situação do reservatório da Cantareira ainda é delicada. Para evitar o desperdício de água a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está aplicando multas para quem consumir acima do esperado e concedendo bônus para quem reduzir o consumo.

Para economizar água, basta verificar se as torneiras não estão pingando, ensaboe a louça com a torneira fechada e só abra para o enxague de uma só vez, use a água do enxague da máquina de lavar o quintal.

Compartilhe

Comente

Leia também