Ônibus literário visita Rio Grande da Serra

Entre os dias 04 e 23 de outubro, a Biblioteca Móvel da Viação Itapemirim, unidade Shell, estará em Rio Grande da Serra. Além de os visitantes terem acesso gratuito a mais de mil e quinhentos livros de diversas áreas de interesse, eles poderão participar de atividades lúdicas. O horário de funcionamento da biblioteca será das 9h às 17h. O projeto, criado pelo Grupo Itapemirim em 2005, pode ser visitado por pessoas de todas as idades. Trata-se de uma biblioteca circulante, estruturada em um ônibus adaptado, e que já atendeu mais de 300 mil pessoas (além de mais 25 mil durante a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo), em 240 localidades de 19 Estados do País, percorrendo cerca de 134 mil quilômetros.

Biblioteca móvel oferece mais de 1.500 livros

Seu objetivo é promover o incentivo à leitura e a disseminação da informação para os mais diversos públicos: adultos, jovens, crianças, moradores de centros urbanos, periferias e zonas rurais. O know-how das empresas do Grupo Itapemirim, principalmente no setor de transporte rodoviário de passageiros, sustenta a manutenção do projeto e ainda garante toda a logística de seu funcionamento em todo o Brasil.

Segundo a gerente de projetos da empresa, Erika Facca, as adaptações no ônibus foram realizadas para atender as necessidades de funcionamento em qualquer parte do país. “Para que todas as atividades da Biblioteca Móvel sejam oferecidas da melhor maneira, fizemos diversas adaptações especiais e incluímos equipamentos como: telão, computadores, impressora, TV, VHS, DVD, sistema de som, além de uma área para atendimento externo com toldo, mesas e cadeiras, e acesso para deficientes físicos e visuais, com cadeiras de rodas especiais e livros em braile”, explica.

Além dos serviços convencionais de uma biblioteca, o projeto inclui uma programação cultural especial com oficinas lúdicas, teatro de fantoches, hora do conto, encontro com autores, atividades relacionadas ao calendário cultural anual, exposições, palestras e reuniões, lançamento de livros, apresentações musicais e apresentações teatrais.

A Secretaria de  Educação  e  Cultura de Rio Grande da Serra vem viabilizando,  com  muito entusiasmo,  projetos dessa  natureza como  mais  uma  oportunidade  de incentivar  os munícipes, em especial os estudantes, para o hábito da leitura e de formas diversas de aprimorar os conhecimentos.

Compartilhe

Comente

Leia também