O vice e sua importância na história recente do país

Por Gazeta

Vice I
Vamos retroceder a 1960 quando elegemos Jânio Quadros para presidência. Seu vice era o gaúcho João Goulart, o Jango, que assumiu em 1961 com a renúncia nunca explicada do presidente, que declarou que “forças ocultas” o forçaram a deixar o governo.
Aproximação de Jango com os países comunistas (na época ocorria a chamada Guerra Fria, entre os países democráticos do ocidente, e os governos totalitários de orientação comunista), desencadeou a revolução de 1964 com a tomada do poder pelos militares que conduziram o país por vinte anos.

Vice II
Com abertura promovida pelos militares, tivemos uma eleição indireta onde foi eleito à presidência o mineiro Tancredo Neves, tendo como vice José Sarnei.
Tancredo, que nem chegou a tomar posse, vítima que foi de misteriosa doença abdominal e submetido a uma cirurgia na qual não mais se recuperou, cedeu lugar a Sarnei, que levou o Brasil a uma crise e uma inflação sem precedentes, que marcou negativamente seu mandato.

Vice III
Em 1990 o Brasil elegeu seu primeiro presidente por voto direto depois de 25 anos, o Alagoano, caçador de marajás Fernando Collor de Melo, que tomou uma medida extrema no combate a inflação confiscando quase todo dinheiro em circulação. O plano Color ruiu e o presidente acusado de comprar uma “Elba”, (veículo que hoje custaria por volta de 40 mil reais,) sem justificar a origem do dinheiro, foi obrigado a renunciar devido a fortes pressões que ameaçavam depô-lo. Hoje mensalões e petrolões causam prejuízos de bilhões ao país e o Lula e a Dilma sob o governo dos quais ocorreram as fraudes continuaram no poder.
Bem, estamos falando em vices, e o de Color era o mineiro Itamar Franco, que assumiu, montou um ministério um tanto heterogêneo, cujo ministro da Fazenda era o sociólogo Fernando Henrique Cardoso. Juntos criaram e lançaram o Plano Real, que controlou a inflação, estabilizou a moeda e o Brasil começou a voltar a normalidade.
Podemos concluir analisando esse texto, que o cidadão que votou e elegeu os presidentes nas ocasiões descritas, não viu seu escolhido participar nesses importantes episódios da história recente, o vice por sua vez, de simples coadjuvante passou a ator principal e ganhou as páginas da história.

Vice IV?
Cabe lembrar que os recentes escândalos na Petrobrás, segundo testemunhas envolvendo a presidenta eleita, poderia ocasionar seu impeachment, proporcionando a mais um vice, o Michel Temer, sem receber um só voto a possibilidade de assumir a presidência do Brasil.

Compartilhe

Comente

Leia também