O uso ao extremo de fones de ouvidos pode causar surdez

Usado principalmente por jovens, os fones de ouvido podem causar surdez em mais de um bilhão de pessoas em todo mundo. Isto se dá pela grande quantidade de decibéis que o aparelho auditivo está exposto.

Segundo a pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) jovens entre 12 e 35 anos podem perder a audição em todo mundo.  Enquanto nos países desenvolvidos os casos já estão mais agravados, mais de 43 milhões de pessoas já sofrem de surdez pelo uso extremo dos fones de ouvidos.

No volume máximo são permitidos apenas quatro minutos.

No volume máximo são permitidos apenas quatro minutos.

Especialistas afirmam que até 85 decibéis (dB) em no máximo 8 horas, é o suficiente para não prejudicar a audição, acima disso já pode se tornar prejudicial. Porém não se trata de uma maneira fácil de controlar, pois muitos dos aparelhos eletrônicos de mp3 e smartphones, tem decibéis variáveis entre 75 e 140 dB em nível máximo.

O uso excessivo de fones de ouvido causam o cansaço das células sensoriais auditivas, o resultado pode variar entre a perda de audição temporária ou do acúfeno, ou seja, a sensação de zumbido no ouvido.

A OMS recomenda que o volume do aparelho de mp3 ou do smartphone não exceda a 60% do volume total. E em casos de dificuldades para ouvir sons agudos, como campainhas, ou para entender a uma conversa pelo telefone, procure um auxílio médico.

Compartilhe

Comente

Leia também