O que o SESI representa para Ribeirão Pires

Unidade 080 do SESI

Em face as negociações que estão acontecendo entre o SESI (Serviço Social da Indústria) e a Prefeitura de Ribeirão Pires para restauração e uso do espaço onde se localiza a Fábrica de Sal – patrimônio cultural tombado em fevereiro deste ano pelo Condephaat-SP (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico e Turístico do Estado) – e construção de novo SESI na cidade, o Mais Notícias entrou em contato com a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) para contar a história da entidade em Ribeirão Pires, que data de mais de 40 anos.

Segundo informações fornecidas pela assessoria de imprensa, o SESI-SP possui uma das maiores redes de ensino particular, composta por 154 escolas e está presente em 111 municípios do Estado. A entidade oferece educação de qualidade e promove o desenvolvimento integral do estudante. As aulas englobam atuais tendências educativas para desenvolver habilidades e competências exigidas para o cidadão que vive no século XXI. E, em Ribeirão Pires, as atividades começaram em maio de 1964, há 44 anos, quando foi dada a autorização de funcionamento.

Em média, 770 alunos ao ano já foram beneficiados e, atualmente, em face da precariedade das instalações, 367 alunos ribeirãopirenses do ensino fundamental e 122 do ensino médio estão participando do programa.

De acordo com Alexandre Ribeiro Meyer Pflug, da Superintendência do SESI-SP, a escola de Ribeirão Pires será “idêntica” à escola do SESI de Jandira. “É um prédio maravilhoso, mas falta ainda aprovação do projeto pela Câmara Municipal. Em contato com a Prefeitura, disseram que iam levar para aprovação na segunda semana de agosto. Temos toda a pressa para que isso se concretize, porque será um diferencial da cidade”.

Se concretizado o acordo entre a Prefeitura e a entidade, no novo espaço será construída uma nova e moderna escola com quadra coberta, vestiários, áreas de lazer e estacionamento. As crianças do 1° ao 5° ano terão aulas em tempo integral.

A FIESP informou ainda que, após a restauração, o prédio da Fábrica receberá equipamentos para atividades artísticas e culturais, além de visitas de cunho turístico-educacional. O local da atual escola (Sesi 080) será devolvido à cidade para outros usos.  

Compartilhe

Comente

Leia também