O papel da Medicina Veterinária na conservação da biodiversidade

Eliana Maciel de Góes

Médica Veterinária

CRMV 4.534

Na mídia fala-se muito em conservação das florestas, mas pouco na conservação da fauna silvestre. Será que as matas existiriam sem a fauna? Certamente que não, pois os animais possuem um papel essencial na manutenção das florestas, participando de vários processos como a polinização, a disseminação de sementes, etc. Portanto, uma floresta sem animais é uma floresta morta. É preciso que se olhe para a fauna como parte essencial dos ecossistemas.

O Brasil tem uma diversidade faunística muito grande, mas ainda pouco conhecida do ponto de vista da medicina veterinária

No entanto, em relação à conservação da fauna, uma das dificuldades que percebemos hoje é a falta de profissionais qualificados para o trabalho de campo. Há biólogos e alguns veterinários com experiência na fauna silvestre mantida em cativeiro como em zoológicos, mas existem pouquíssimos veterinários ambientalistas que são os profissionais treinados para atuar com a fauna de vida livre.

Isto ocorre por não existir no Brasil um programa específico para a formação desses profissionais. Assim como as universidades preparam seus alunos para cuidar dos animais de companhia ou dos rebanhos de valor econômico, devem começar também a oferecer qualificação específica na área ambiental.

O Brasil tem uma diversidade faunística muito grande, mas ainda pouco conhecida do ponto de vista da medicina veterinária. Há poucas pesquisas nessa área, assim como há poucos profissionais capazes de avaliar o estado sanitário de certas populações, em especial as que se encontram em risco de extinção ou que estejam sendo afetadas pelas atividades humanas, e orientar a tomada de decisões. Para serem realmente efetivas, as ações de conservação têm de levar em conta os vários aspectos ambientais envolvidos, e isso requer uma equipe multidisciplinar, capaz de agregar conhecimentos de diversas áreas como a botânica, a zoologia, a ecologia e também medicina veterinária.

O campo de trabalho para esses profissionais é enorme. Como exemplo podemos citar a obra do Rodoanel, onde em torno dele diversas outras obras são realizadas para completar os acessos aos municípios abrangidos no projeto, todos grandes empreendimentos que afetam diretamente a condição de equilíbrio ambiental, tanto do ponto de vista da vegetação como do ponto de vista da fauna que habita essas regiões, quando é necessária a intervenção de um profissional qualificado.

È um mercado aberto, onde não há concorrência e os profissionais são bastante valorizados, desde que eles percebam seu real valor, por ser um elemento que está faltando e que é essencial neste processo.

Compartilhe

Comente

Leia também