O malvado bem-casado entre o jornalismo e o poder

No século XIII Montesquieu iluminou a política ocidental com sua Teoria dos Três Poderes, onde estabelece a divisão do poder político em três para afastar governos absolutistas e evitar tiranias por parte dos governantes. Esta divisão se deu na criação do Executivo, que administra a República; o Legislativo, que fiscaliza e legisla; e o Judiciário, que aplica as leis. Assim funciona o Brasil, ou deveria funcionar. Então, faço a seguinte pergunta: qual o papel do Jornalismo na vida política e social?

Durante as revoluções liberais, contra o Absolutismo, o jornalismo nasce com a função de quarto poder. Ou seja, de contestar o exercício dos três poderes e levar à luz as entrelinhas do que era decidido por aqueles que não detêm o poder, mas devem apenas executá-los. É uma ideia romântica, que na pratica não funciona mais no século XXI, já os três poderes encontraram uma forma prática e rápida de coagir o jornalismo: financiando.

É possível ser imparcial e questionar a Petrobrás, tendo ela como anunciante nas paginas do veículo que trabalha? O pobre coitado do profissional Jornalista (com J maiúsculo mesmo) pode até bater o pé na redação e tentar investigar, mas sem dúvida os cartolas da comunicação não publicarão uma linha se quer da denúncia embasada. Aliás, se for esperto, nem abre a boca, só senta e escreve o que for pedido.

Um dos maiores problemas que o Jornalismo enfrenta atualmente são: a chamada grande mídia administrada por famílias de políticos; a outra parte da imprensa brasileira tem como cartola pessoas que nunca passaram por um curso de Comunicação (o que facilita a perda de imparcialidade na ação de fazer Jornalismo) e uma classe de profissionais despreparada culturalmente para ser jornalista.

Mas existe um lampejo de esperança, que acontece quando profissionais gabaritados criam sua própria forma de negócio, alguns exemplos são a Mídia Ninja e o Fora do Eixo, que acabam questionando o formato empresarial de comunicação. Um ponto da discussão é fato: o malvado bem-casado entre o jornalismo e o poder deve ser desconstruído com urgência.

Compartilhe

Comente

Leia também