O Aquecimento Global trará graves consequências no futuro

Mudança Climática

Mundo pode ficar completamente diferente por conta do Aquecimento Global

Com certeza você já ouviu falar alguma coisa sobre o Aquecimento Global, fenômeno que está presente em nossas vidas e é consequência das alterações climáticas. Segundo os cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco anos, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode até parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

Algumas ações relacionadas às atividades humanas como aumento na queima de gases de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) estão fazendo com que a velocidade desse processo aumente, assim fazendo gerar grandes mudanças não só no clima, mas também em diversas belezas naturais.

O HypeScience, site especializado em ciência, elencou diversas tragédias que podem acontecer no planeta, como a cidade de Londres e as Ilhas Maldivas, que pode ficar submersas, animais que podem encolher e até mesmo uma espécie de “inversão” entre os climas do Deserto do Saara e da Floresta Amazônica. Confira uma lista de dez coisas que o site HypeScience / Oddee publicou recentemente com o que pode acontecer caso o aquecimento global continue a modificar o clima do nosso planeta!

As Ilhas Maldivas podem ficar submersas

Em vinte anos, este espetáculo da natureza, que fica nos mares da Austrália, pode sumir. Charlie Veron, que trabalhava como cientista no Instituto de Ciência Marinha da Austrália, afirma que as emissões de dióxido de carbono devem aumentar, e entre 2030 e 2060 todos os corais de recife devem desaparecer.

Os Alpes podem derreter completamente

Nos últimos anos, a queda de neve tem sido menor, e o gelo em várias montanhas está derretendo. Acredita-se que geleiras derretam até 2050, prejudicando as atividades comerciais como o ski em montanhas nos Alpes Suíços. Recentemente a Itália e a Suíça decidiram redefinir sua fronteira, já que o aquecimento global dissolveu geleiras dos Alpes que marcavam fisicamente a fronteira.

Aquecimento global pode favorecer o terrorismo

O aquecimento global pode desestabilizar a economia de países mais pobres, favorecendo migrações em massa e problemas sociais, que muitas vezes causam o terrorismo. O clima pode afetar as atividades econômicas e complicar as condições de vida em muitos lugares, possivelmente aumentando o número de pessoas dispostas a pegar em armas para lutar.

Duas mil ilhas indonésias podem desaparecer

Pelo menos duas mil ilhas de arquipélagos na região da Indonésia devem desaparecer até 2030, em consequência do excesso de mineração e outras atividades que prejudicam o meio ambiente local. A Indonésia já perdeu 24 de suas mais de 17 mil ilhas.

Compartilhe

Comente

Leia também