Novo laboratório de análises clínicas é inaugurado em Ribeirão

A Prefeitura inaugurou recentemente o laboratório de análises clínicas no novo Hospital Municipal, que segue em construção. Antes, o atendimento se dava no Hospital e maternidade São Lucas. O novo laboratório foi o primeiro setor do novo hospital a ser entregue. Todos os dias, ele recebe uma média de 1200 exames, atendendo a demanda de 280 pacientes da Atenção Básica e Especializada e de urgência e emergência.

Laboratório fica no novo Hospital Municipal, ainda em construção

Laboratório fica no novo Hospital Municipal, ainda em construção

De acordo com o coordenador do novo laboratório de análises clínicas, Angelo Soria Pedersine, os equipamentos utilizados pela rede empregam tecnologia de primeira linha. “Com a nova estrutura, o aperfeiçoamento técnico das equipes e a utilização de tecnologia de ponta, o laboratório de análises clínicas da rede tem capacidade para realizar até oito mil exames por dia”. O serviço público é prestado em Ribeirão Pires nos moldes de redes particulares.

Todos os resultados agora são supervisionados por um biomédico, o que aumenta a precisão dos exames. Antes, o trabalho era feito apenas por técnicos. O tempo de espera para a realização dos exames dos setores de urgência e emergência caiu de até seis horas para menos de duas, dentro dos padrões internacionais de saúde. Os resultados para os exames de rotina também saem mais rápido agora. Antes, os exames eram liberados em até 30 dias. Hoje em dia, o tempo é de até 72 horas. “Estamos apostando na educação continuada da equipe do laboratório. Hoje, todos os profissionais que trabalham aqui têm aptidão para assumir qualquer uma das funções. Além disso, a rede está ampliando os tipos de exames realizados no laboratório do município”, afirma Pedersine.

Novidade – Outra medida que pertence ao plano de melhoria da saúde do município é o estabelecimento de uma parceria com a Sociedade Brasileira de Patologias Clínicas. Durante um ano, o laboratório receberá baterias de exames enviados pela entidade. Os profissionais da rede farão as análises e enviarão os resultados via internet para a instituição.

O novo laboratório conta com setores separados e bem equipados para triagem, hematologia, bioquímica, sorologia/imunologia, microbiologia e citologia. Os exames de rotina são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Os exames de urgência e emergência são realizados 24 horas todos os dias da semana.

Compartilhe

Comente

Leia também