Novembro Azul: Grupo de risco adere a campanha e faz exames de PSA

Enfermeira voluntária colhe sangue para análise

Enfermeira voluntária colhe sangue para análise

O diretor da Santa Casa de Ribeirão Pires, Edinaldo Paulo dos Reis, o Vereador Eduardo Nogueira e o Editor do Mais Notícias Antônio Carlos Carvalho da Silva, o Gazeta, idealizadores e promotores da campanha “Juntos Contra o Câncer de Próstata”, realizada em novembro, julgam o resultado com satisfatório, porque mesmo aqueles que, de posse do cartão de encaminhamento, por algum motivo resolveram não se submeter ao exame, neste momento, certamente estão conscientes da necessidade de fazê-lo.

As quatro matérias publicadas nesse espaço também serviram de alerta ao grupo de risco, homens acima de 45 anos, e até antes para quem tem histórico familiar da doença.

O Vereador Nogueira e o Gazeta, ambos diagnosticados com a doença e sob tratamento e observação, reiteram a necessidade da prevenção, já que esse tipo de câncer é de desenvolvimento lento e sem sintomas, detectado apenas por meio de exames preventivos e com alta taxa de sucesso no tratamento quando diagnosticado no início.

A campanha iniciou-se com uma palestra no CRI (Centro de Referência do Idoso) onde foram distribuídos cartões de encaminhamento para realização dos exames oferecidos gratuitamente pela Santa Casa de Ribeirão Pires. Voluntários também visitaram as casas de apoio ao idoso “Viva bem a idade que tem” e o Lar Frederico Ozanan onde colheram junto aos internos material para a realização dos exames. Além disso cartões de encaminhamento foram oferecidos a algumas empresas e particulares, que puderam realizar o exame preventivo.

No total, foram realizados até o momento 38 exames com laudo, e apenas um resultado com alteração cujo o paciente foi encaminhado ao urologista para exames complementares.

A Santa Casa disponibilizou 100 exames e as pessoas que tem cartão de encaminhamento ainda podem se dirigir a entidade que fica na Avenida Fortuna, nº 299 e solicitar o exame de PSA. Mais informações pelo telefone 4827-5719.

Compartilhe