Nova lei proíbe consumo de álcool em postos de gasolina no estado

João Doria (PSDB), governador do Estado de São Paulo, sancionou nesta quinta (17), uma nova lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas no interior de postos de gasolina em todo o Estado de São Paulo, sendo restringida ao interior das lojas de conveniência e restaurantes, além de áreas restritas e delimitadas longe da pista de abastecimento de veículos.

Na justificativa do Projeto de Lei aprovado em dezembro do ano passado, o autor, deputado Wellington Moura (PRB), afirmou que há “pouca ou nenhuma fiscalização” da venda de bebidas alcoólicas para jovens, “muitos deles menores de 18 anos”, que “mistura de álcool e direção torna-se um perigo iminente” e que o objetivo da lei é “conscientização e educação em relação aos efeitos do álcool e também coibir o consumo do mesmo nas dependências dos postos de abastecimento de combustível justamente pela facilidade na aquisição do produto” e ainda evitar confusões e tumultos.

​Na justificativa, Moura lembra ainda de confusões que ocorrem em postos de combustível envolvendo grupos de pessoas alcoolizadas. Ele cita o exemplo de um episódio em que, após uma briga, um motorista “manobrou o veículo atropelando propositadamente o outro, projetando-o contra as bombas de abastecimento causando danos físicos e prejuízo material”.

Desta forma, todos os postos de gasolina deverão afixar avisos de proibição em pontos visíveis, bem como advertir os infratores sobre a proibição, liberando o uso de força policial para retirar os infratores, caso seja necessário. O desrespeito à lei sujeita o responsável pelo posto a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, como multa, apreensão de produto, intervenção administrativa, cassação de licença do estabelecimento e imposição de contrapropaganda. A regra foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo e já está em vigor.

Cabe ressaltar que, desde 2009, é proibida a venda de bebidas alcoólicas em postos de gasolina de Ribeirão Pires. No ano passado, houve um projeto que revogava tal veto, mas não foi aprovado pela Câmara Municipal.

Compartilhe

Comente

Leia também