A nova era da TV, agora, digital

O sinal analógico da Tv foi desligado na quarta-feira dia 27 e o sinal digital chegou, trazendo mais qualidade, interatividade e diversas possibilidades aos telespectadores e emissoras. Brasília foi a primeira cidade brasileira a desligar o sinal analógico, e nessa semana, a capital paulista e os municípios que fazem parte da grande São Paulo, incluindo Ribeirão Pires, tiveram seu sinal desligado. Por isso, pensando no seu leitor, o jornal Mais Notícias traz alguns mitos e verdades sobre essa nova era da tv:

tvdigital-site

Com sinal digital, as tv’s terão uma melhor qualidade de imagem e som

O sinal da TV Digital é pago?

Mito – O sinal digital é aberto e gratuito, assim como já acontece no sinal analógico desde o início da televisão no Brasil, em 1950. O formato digital oferece uma imagem sem chuviscos e fantasmas e um som sem chiados.

Qualquer televisor consegue receber o sinal digital?

Verdade – A maioria dos aparelhos produzidos a partir de 2010 já vem com um conversor instalado para receber o sinal digital, para eles basta plugar a antena UHF no aparelho. Já nos televisores mais antigos, basta adquirir o aparelho de conversão de sinal e liga-lo a antena UHV. Esse processo inclui as TV de tubo, que fizeram sucesso no país até o final da década de 90 e ainda estão presentes nas residências de muitos brasileiros.

Quem mora em apartamento não precisa instalar a antena digital?

Mito –Os moradores de edifícios residenciais devem exigir da administradora do condomínio a instalação de uma antena digital coletiva, no qual todos os apartamentos terão a disponibilidade do sinal digital gratuito. Já o funcionamento dentro dos apartamentos é de responsabilidade dos proprietários ou inquilinos do imóvel.

Poderei assistir à TV Digital de qualquer lugar?

Verdade– O sinal de TV Digital traz mobilidade aos telespectadores, que poderão acompanhar dos automóveis, trens e ônibus sem perder a qualidade por causa do movimento.

Compartilhe

Comente

Leia também