No apartamento, sem aperto

Por Eliana Maciel de Góes (Médica Veterinária – CRMV 4.534)

Você mora em apartamento e quer um cachorrinho de estimação? Não é a falta do (cada vez mais raro) quintal que levará seus planos por água abaixo. Mas evite comprar o primeiro animal que vir pela frente e prepare-se para alterar sua rotina. O confinamento pode estressar alguns animais, em especial os cães de guarda – Dobermans, Rotwellers e Dálmatas. Na época do filme “101 Dálmatas”, muita gente levou esses cachorros para viver em apartamentos, gerando um problema porque, além de ser de grande porte, o dálmata pode se tornar um cão agressivo.

Os cães da raça Labrador encaram bem a vida em prédios

Há raças que se adaptam melhor a espaços pequenos, como o Poodle e o Lhasa apso, por exemplo, porém isso não significa que somente cães pequenos possam viver em apartamentos – embora lugares amplos sejam sempre melhores. O Labrador e o Golden-retriever são dois cães grandes que encaram bem a vida em prédios.

Outro fator que deve ser levado em conta é a necessidade de exercícios. Nenhum cão pode passar a vida trancado. Todos precisam dar suas voltinhas, no mínimo duas vezes ao dia, para fazer necessidades. E cães de caça como o Pointer e o Cocker, exigem mais exercício ainda. É preciso ter consciência que os excrementos e o consumo de rações será proporcional ao porte do animal escolhido, lembrando também que a pelagem merece atenção: animais peludos devem ser escovados todos os dias para evitar queda excessiva de pelos. No mais, é dar carinho, amor e passar no veterinário antes mesmo de chegar com o animalzinho em casa, para uma primeira avaliação.

Não há lei no Brasil que proíba a permanência de animais domésticos em apartamentos. Também não há uma legislação específica que garanta esse direito. No entanto, muitos são os conflitos entre vizinhos por causa disso. Tanto o dono do cachorro está amparado pela lei da propriedade, em poder utilizar seu apartamento como quiser, enquanto o vizinho tem seus direitos de não ser perturbado, principalmente nos espaços comuns. Nos casos que chegam aos tribunais, a Justiça tem garantido ao dono o direito de ter até dois cachorros de pequeno porte em seu apartamento. Mas isso não é regra, depende de cada caso. Assim, o que prevalece é o bom senso e o ideal é tentar resolver a situação de forma amigável, sem causar transtornos para ambos os lados.

E sempre lembrar que antes de adquirir qualquer animal é preciso ter em mente que irão precisar de cuidados durante seu tempo de vida que, em média, é de 15 anos.

Eliana Maciel de Góes Médica Veterinária CRMV 4.534

Compartilhe

Comente

Leia também