Natura troca sua frota por veículos elétricos

Em prol do meio ambiente, a empresa de cosméticos Natura está trocando sua frota de veículos para contribuir com natureza. A empresa já tem inúmeros projetos que tem como foco principal a preservação do meio ambiente, e o último projeto recém lançado é a ampliação do uso de transportes sustentáveis nas operações logísticas.

NaturaA empresa já fazia sua parte com alguns veículos movidos a etanol, como dois caminhões para transportar produtos entre a fábrica em Cajamar (SP) e os centros de distribuição da empresa, e um ônibus fretado que leva parte dos seus funcionários de São Paulo até sua sede no interior paulista.

Mas a grande novidade é o uso de veículos elétricos como carros para carga, além de triciclos e bicicletas nas entregas dos produtos às consultoras. Já estão em operação nove veículos verdes distribuídos em diferentes cidades como São Paulo, Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro, e esse número deve aumentar ainda mais.

Ainda em fase de testes, a iniciativa conta com a parceria de empresas engajadas em trazer os veículos elétricos para a realidade brasileira. A iniciativa da companhia de transporte de introduzir veículos elétricos na operação brasileira faz parte de seu programa global de sustentabilidade desenhado para conduzir seu compromisso ambiental nas comunidades onde atua.

“As bicicletas e triciclos elétricos foram avaliados como ótimas opções para o aumento da capilaridade da frota, possibilitando maior rapidez e eficiência nas entregas de porte pequeno em regiões com dificuldade de estacionamento, enquanto veículos de carga elétricos tem a finalidade de fazer entregas em regiões com maiores números de pedidos”, conta Ricardo Faucon, diretor de serviço ao cliente da Natura.

Atualmente o setor de transporte de produtos corresponde a 15% das emissões totais da companhia. “Três bicicletas elétricas ou um triciclo substituindo um carro a álcool com consumo mensal de 200 litros reduzem em até 98% as emissões de CO2. Já um carro elétrico modelo Renault Kangoo Z.E., substituindo um carro a gasolina com consumo mensal de 250 litros, reduz em até 85% as emissões do mesmo gás”, conclui Denise Alves, diretora de sustentabilidade da Natura.

Compartilhe

Comente

Leia também