Não é difícil ter uma casa ecologicamente correta

O termo sustentabilidade nunca foi tão falado como nos últimos tempos.  Mas, como aplicá-lo em nossa vida e em nossa casa?  Quem tem consciência ambiental e pensa no futuro do planeta, além de mudar hábitos e ter atitudes ecológicas no seu dia-a-dia, ao decorar, reformar ou construir a sua residência, planeja também uma arquitetura que torne a casa ecologicamente correta. É possível pensar em sustentabilidade aliada a conforto, bem-estar e beleza.

Iluminação natural colabora com a redução no consumo de energia

A arquiteta Vanessa Trad ressalta algumas atitudes básicas e fundamentais. “Utilizar água e energia elétrica de forma consciente, reciclar o lixo e reaproveitar materiais. Essas são formas simples de ingressar no planeta sustentável, pois as futuras residências servirão para que a família reveja suas atitudes diárias e se conscientize da nova forma de viver”.

Vanessa explica que uma residência verde tem inicialmente como processo construtivo um redutor residual, que é o maior vilão da construção civil. “As escolhas dos materiais devem ser pensadas para que se utilizem produtos com menor impacto ambiental e claro, economicamente viável ao morador, permitindo uma fácil manutenção”, fala.

Segundo ela, há inúmeras maneiras de desenvolvimento em uma construção sustentável. “A iluminação natural, por exemplo, deve ser um item muito bem analisado. Quanto mais luz natural na residência, menor será o uso da energia elétrica, e para evitar que o interior aqueça demais, é possível apostar em películas para os vidros das fachadas”.

A profissional acrescenta que já é possível captar a energia solar e transformar em energia elétrica e que há equipamentos no mercado com preços viáveis.  “Prefira eletrodomésticos, que trazem o selo Procel, pois são equipamentos que apresentam alta eficiência energética, portanto, compre um novo e veja a diferença na sua próxima conta de luz. Além de fazer um bem ao planeta, você fará um bem ao seu próprio bolso”.

Para economizar dinheiro e os recursos escassos da natureza, ela afirma que a solução pode ser também o uso racional da água, a reciclagem e o reaproveitamento das águas pluviais. “Com projetos minuciosos, que em casos de decoração ou construção podem ser feitos por um arquiteto, há inúmeras maneiras de reciclar e reaproveitar. Um bom exemplo de soluções simples podem ser torneiras temporizadas e caixas acopladas nos vasos sanitários”.

Hoje as empresas estão se adequando a ideia de sustentabilidade e criando produtos certificados, de baixo impacto ambiental, e milhares de alternativas sustentáveis. “Por isso, pesquise antes de comprar qualquer objeto de decoração, móveis ou material de construção. Certifique-se da origem e se há selos de sustentabilidade. A arquitetura do século XXI prioriza o conceito de diminuir ao máximo os impactos ao meio ambiente, isso é essencial para a preservação e a utilização de recursos naturais de maneira menos destrutiva”, alerta Vanessa, finalizando: “A casa sustentável, além de ser ecologicamente correta, tem o papel de oferecer ao usuário um maior conforto ambiental e funcional, proporcionando ao usuário melhores condições físicas e mentais a cada dia. O contato com a natureza é importante e se podemos tê-la dentro de casa, porque não aproveitar?”.

Compartilhe

Comente

Leia também