Museu Municipal de Ribeirão Pires exibe “Casa Ribeirãopirense”

O Centro de Exposição e História Ricardo Nardelli, está exibindo a exposição “Casa Ribeirãopirense”. O projeto consiste no resgate da memória e na reorganização física do local.  Com a colaboração de Marlene Spiandorelo, responsável pela curadoria, o Museu Municipal está decorado com ambientes de uma típica casa de imigrantes.

A exposição é gratuita, de caráter permanente e a digitalização do acervo tem por objetivo firmar o Museu como ponto de visitação, fomentando o turismo, afim de promover o auxílio na educação e no resgate histórico da cidade.

“As culturas imigrantes são as grandes tributárias da identidade ribeirãopirense, por isso a exposição tem como objetivo fazer com que o público viva a experiência de estar em uma típica casa de colono, entendendo também suas inquietações e dificuldades no começo do século XX”, explica Marcílio Duarte, Diretor de Patrimônio da cidade.

O projeto mostra a tradição dos imigrantes, a origem dos cômodos e objetos domésticos na história da arquitetura civil e suas funções na vida doméstica. Por isso, há cômodos de cozinha; sala de jantar; escritório; sala de estar; quarto e oficina de trabalho fazem o resgate da memória local a partir da visão do imigrante.

Marcelo Menato, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, explica que as novas ações realizadas pelo Museu estão integradas com a ideia de resgate da cidade e desenvolvimento do turismo, promovidas pela atual gestão. “A exposição será um marco na retomada da Política Municipal de Proteção ao Patrimônio, que já está prevista na Lei do Plano Diretor de 2004 e é uma ação concreta do Governo para manter o título de Estância Turística”, afirma Menato.

Serviço: O Centro de Exposição e História Ricardo Nardelli está localizado na Av. Miguel Prisco, 286 – Centro (ao lado do Paço Municipal). Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de terça a sexta-feira, e das 10h às 16h aos sábados, domingos e feriados Mais informações pelo telefone 4825-9049.

Compartilhe

Comente

Leia também