Mulheres são naturalmente gentis, diz pesquisa

As mulheres têm a gentileza em seus genes, enquanto os homens precisam se esforçar mais para ajudar o próximo. É o que sugere uma pesquisa desenvolvida na Inglaterra e publicada no periódico britânico Biology Letters.

Segundo pesquisador, quase metade das decisões de obrigação social é determinada pelos genes e não por fatores externos

Para o estudo, desenvolvido pelo psicólogo Gary Lewis da Universidade de Edimburgo (Escócia), foram entrevistados 1.000 pares de gêmeos, idênticos ou não. Os pesquisadores queriam saber, por exemplo, quão obrigados eles se sentiam a testemunhar na Justiça sobre um acidente, ou trabalhar mais para ajudar um colega ou pagar mais imposto em favor da rede de assistência pública.  A equipe de Lewis analisou então os efeitos dos genes e do ambiente nos voluntários e desenvolveu uma escala de zero a dez para o sentimento de obrigação social.

Os resultados mostraram que, além do ambiente, os genes influenciam este sentimento. “Especialmente nas mulheres”, disse Lewis, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail. Nas mulheres, afirma Lewis, quase metade das decisões de obrigação social é determinada pelos genes e não por fatores externos. Os pesquisadores não perceberam diferença nos homens.

Os cientistas acreditam que a empatia e disposição para ajudar desde a infância contribuam para formar um indivíduo mais gentil. “Os resultados abrem caminho para que outras pesquisas investiguem os contrastes entre o comportamento social das mulheres e homens”, disse Lewis.

Compartilhe

Comente

Leia também