Moradora do Jardim Santa Rosa completa 100 anos de vida

Maria Ferreira da Mata, ou dona Maria, como é conhecida no bairro Jardim Santa Rosa, onde mora em Ribeirão Pires, completou 100 anos de vida no último dia 13 e recebeu o Mais Notícias em sua residência para contar um pouco mais de sua história de vida secular.

Letícia à esquerda (neta) Maria e Geracinda (filha)

Nascida em 13 de dezembro de 1917 na cidade de Ubajara no estado do Ceará, Maria passou a infância junto com sua mãe Geracina da Mata e seus irmãos, Manoel, Cosmo e Joana. Desde pequena, aprendeu a fazer chapéus de palha, para vender com sua mãe nas feiras aos finais de semana, com o objetivo de conseguir o dinheiro que sustentava a família. Porém, nos outros dias arrumava um tempinho para se divertir. “Lembro-me do tempo em que minha mãe vendia bolacha na frente dos bailes e eu e minha irmã aproveitávamos para dançar”, comenta.

Maria também sempre conviveu com José Pereira, com quem desenvolveu uma intimidade e casou-se no Ceará. Com ele, teve 13 filhos, dos quais veio com oito para a cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Essa viajem, inclusive, foi uma aventura. “Viemos todos montados num “pau de arara” (caminhão que na época transportava pessoas). Foram sete dias de viagem, parávamos na estrada para fazer o almoço e também para que não quebrasse o rolamento do caminhão” lembra.

Quando chegou à São Bernardo, no Bairro de Piraporinha, José Pereira trabalhava fora enquanto Maria cuidava de seus filhos em casa. Foi em 1999, sete anos após o falecimento do Marido, que ela decidiu se mudar para Ribeirão Pires, para ajudar Geracinda Ferreira, uma de suas filhas, a cuidar de um de seus atuais 22 netos. “A Gê estava para começar a faculdade, então necessitava de alguém para cuidar das crianças.  Moro aqui desde aquele tempo e sempre tivemos uma relação harmônica”, disse. Geracinda Ferreira, por sua vez, também elogia a convivência com a mãe. “Vim aprender a cozinhar somente com 47 anos (risos)”, brincou, antes de elogiar as iguarias feita pela mãe. “Gosto muito do frango cozido, depois coloco no prato com farinha e fica uma delícia”.

O lado religioso também faz parte da vida de Maria, devota de Santa Luzia e São José, ela sempre está presente na missa aos domingos quando possível. “Rezo o terço todos os dias e já fui membro do apostolado de oração do Sagrado Coração de Jesus e zeladora de São José e também do Santíssimo”.

Além dos 22 netos, Maria possui 25 Bisnetos, cinco Tataranetos e conta com muita energia para seguir vendo sua árvore genealógica crescer. “Ainda me sinto muito bem, espero viver por muito mais tempo”.

Compartilhe

Comente

Leia também