Ministros do TSE falam sobre as ocorrências durante o dia de votação

Em coletiva realizada há pouco, os ministros Joelson Dias, Arnaldo Versiani e Henrique Neves , do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgaram o relatório parcial de ocorrências no 1º turno das Eleições 2010. Foram registradas até as 14h30 deste domingo 963 ocorrências envolvendo não candidatos: 368 com prisões e 595 ocorrências sem prisões.

Ministros também falaram sobre problemas ocorridos em algumas urnas

A maior parte das prisões realizadas foram decorrentes da prática de boca de urna, com 199 registros de prisão. Também houve prisões decorrentes de divulgação de propaganda (97), transporte ilegal de eleitores (25), fornecimento ilegal de alimentação (3), compra de votos (22) e outros motivos (22).

O ministro Arnaldo Versiani explicou que as prisões ocorrem para impedir que a prática dos ilícitos continue. “Portanto, se a autoridade entender que liberando a pessoa essa prática não mais ocorrerá, a prisão pode ser encerrada”, disse.

Candidatos – Vinte e seis candidatos foram presos até o momento. O estado com maior quantidade de prisões de candidatos é o Mato Grosso. Até o momento 16 candidatos foram presos no estado.

“O candidato provavelmente ficará preso até o final do dia ao menos que ele consiga alguma ordem de liberação. A candidatura e os votos dele serão computados normalmente. Se ocorrer algum vício que acarrete eventualmente a nulidade desses votos será devidamente apurado pela Justiça Eleitoral”, disse o ministro Arnaldo Versiani.

Urnas – Até as 13h30, das 400.001 urnas utilizadas, 1141 foram substituídas por apresentarem algum tipo de mal funcionamento. Esse número corresponde a 0,28% do total de urnas. “No mesmo horário em 2008, tínhamos 1212 urnas não funcionando, correspondendo a 0,32% do total. Portanto, nessas eleições, apesar do número maior de eleitores, um número menor de urnas estragaram até esse momento”, disse o ministro Henrique Neves. (Fonte: TSE / Crédito da Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE)

Compartilhe

Comente

Leia também