Microcefalia assusta e faz campanhas de combate à dengue se intensificarem

A microcefalia é uma doença que vem registrando números crescentes em fetos de mulheres gestantes no país, principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, com aproximadamente 739 casos suspeitos já registrados.

A microcefalia pode ser transmitida pelo mosquito da dengue

A microcefalia pode ser transmitida pelo mosquito da dengue

A microcefalia consiste em uma má formação do tecido cerebral de crianças ainda no período de gestação devido ao menor tamanho do crânio, causando diversas complicações como surdez e atraso no desenvolvimento, entre outros. Há a forte suspeita que o surto atual tenha relação com o vírus Zika – que, assim como a Dengue e a febre Chikungunya, é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti – ou ainda por infecções congênitas do tipo rubéola, sífilis e varicela. A associação com o vírus se deu pelo fato de duas gestantes terem sido diagnosticadas com o vírus em Pernambuco. Por conta disso, foi decretada emergência nacional em saúde pública, com todos os estados obrigados a notificar novos casos ao Ministério da Saúde. Preocupados, médicos têm desaconselhado as mulheres a engravidar neste momento.

Ribeirão Pires – Não há casos de microcefalia relacionada ao vírus Zika na cidade, porém os casos de pessoas com dengue chegaram a 640 notificações sendo 488 não residentes e 152 residentes. Nesta semana, a Secretaria de Saúde e Higiene realiza a Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue, com distribuição de folhetos e exposição de amostras do ciclo de vida do mosquito, além de orientações sobre eliminação de criadouros e acolhimento de denúncias.

De acordo com a veterinária do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Eliana Maciel, “a participação da população é fundamental para a prevenir a doença”, e ainda completou que os principais criadouros são encontrados nas residências em locais com água parada.

A diferença entre a febre Chikunguya e o vírus Zika, é que o último ainda é pouco pesquisado, porém a contaminação pode provocar ou não febre por três ou cinco dias, olhos avermelhados e inflamação de pele com coceira. Já na Chikunguya, a pessoa apresenta quadro de febre e dores no corpo que podem perdurar por meses ou até anos.

Sempre vale lembrar as medidas para combate a dengue. Veja no quadro a seguir:

 

Dengue1

 

 

 

 

Compartilhe

Comente

Leia também