Michel Temer é o novo presidente do Brasil

Na tarde da última quarta-feira (31), por 61 votos a 20, o plenário do Senado encerrou o processo que se arrastava desde dezembro do ano passado e decidiu pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff, considerada culpada de crime de responsabilidade pela edição de três decretos de crédito suplementares emitidos sem a autorização do Legislativo e em desacordo com a meta fiscal vigente na ocasião, as propaladas “pedaladas fiscais”, no caso,  atrasos no repasse de recursos do Tesouro aos bancos públicos responsáveis pelo pagamento de benefícios sociais, como o Plano Safra, com fim de forçar um superávit nas contas públicas.

Michel Temer, o novo presidente do Brasil

Michel Temer, o novo presidente do Brasil

Com a decisão, o Brasil, desde ontem, conta com um novo presidente da República, Michel Temer (PMDB), que foi empossado oficialmente em rápida cerimônia realizada ainda na tarde de ontem se tornando o segundo vice que assume o cargo após o impedimento do titular, repetindo Itamar Franco (PMDB) que também foi empossado após o processo de impeachment realizado contra o então presidente (atual senador) Fernando Collor de Mello.

Quem é Michel Temer?

O novo presidente da república, Michel Temer – cujo nome de batismo é Michel Miguel Elias Temer Lulia – nasceu em Tietê (SP) no dia 23 de setembro de 1940 e é o caçula de oito irmãos. Formado em direito pela Universidade de São Paulo (1963), Temer é doutor em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. O presidente também atuou como professor de direito em 1968, tendo encerrado sua carreira acadêmica em 1984.

Iniciou a carreira política ainda jovem, em 1964, como oficial de gabinete da secretaria estadual da Educação. Em 1981, se filiou ao PMDB, única legenda de sua trajetória e, em 1983, foi nomeado procurador-geral do Estado de São Paulo no governo Franco Montoro. No ano seguinte, assumiu a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, cargo que voltou a ocupar no início dos anos 90, após o massacre do Carandiru. Nesta época, foi responsável pela criação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) e também da primeira Delegacia de Defesa da Mulher do Brasil. Também criou a Delegacia de Proteção aos Direitos Autorais, de combate à pirataria, e a Delegacia de Apuração a Crimes Raciais.

Foi deputado federal pela primeira vez em 1987. Era suplente de Tidei de Lima e assumiu o cargo com a licença do titular, participando da Assembleia Constituinte. Temer exerceu seis mandatos como deputado federal. No total, teve seis mandatos e assumiu a presidência da Câmara por três vezes, em 1997, 1999 e 2009, quando foi apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como parlamentar mais influente do Congresso Nacional.

No PMDB, foi presidente do Diretório Nacional de 2001 a 2010. No ano seguinte, licenciou-se do posto ao assumir a Vice-Presidência da República. Em 2013, ele voltou ao posto, eleito por unanimidade. Atualmente, está licenciado.

Foi vice-presidente de Dilma desde o primeiro mandato, mas teve uma relação conturbada, em especial no segundo mandato da presidenta – fato esse marcado por uma carta em que se declarou “vice decorativo” e que não era ouvido pela então presidenta, momento em que o rompimento se tornou definitivo e culminou no desfecho de ontem.

Pronunciamento foi apresentação oficial

Oficializado no cargo, se pronunciou à nação por meio de discurso televisionado em rede nacional de Rádio e TV reafirmando o compromisso de “recolocar o Brasil nos trilhos”, fazer reformas como a da previdência e pediu a colaboração dos brasileiros para tirar o Brasil do que classificou como uma “grave crise” e colocou alguns planos à baila, como a reforma da Previdência e das Leis Trabalhistas. O presidente prometeu ainda “dialogar com todos os setores da sociedade” e disse que respeitará a independência entre os Três Poderes. “Meu único interesse, e que encaro como questão de honra, é entregar ao meu sucessor um país reconciliado, pacificado e em ritmo de crescimento, um país que dá orgulho aos seus cidadãos. Ordem e progresso sempre caminham juntos. E com a certeza de que juntos, vamos fazer um Brasil muito melhor. Podem acreditar”, concluiu.

O presidente tem bom relacionamento com o atual prefeito, Saulo Benevides, e esteve em Ribeirão Pires em 2014 quando pediu votos para sua ex-companheira de chapa, Dilma Rousseff.

Compartilhe

Comente

Leia também