Mês cor de rosa na luta contra o câncer de mama

Com o objetivo de despertar a consciência feminina sobre os riscos do câncer de mama e a importância dos testes de prevenção, o mês de outubro foi nomeado como “Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta Conta o Câncer de Mama”, visando apoiar campanhas contra a doença em todo o mundo. Aqui no Brasil, diversos eventos vão colorir de cor-de-rosa importantes pontos. Na noite da última terça-feira, a Ponte Estaiada e o Monumento às Bandeiras, ambos na Zona Sul de São Paulo, foram iluminados com a luz rosa em homenagem à campanha. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor assumiu a coloração feminina durante toda a noite.

Monumentos iluminados para alertar sobre a importância da campanha

Esse tipo de tumor já causou mais de sete milhões de mortes em todo mundo. De acordo com a American Cancer Society, mais de 1 milhão de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama anualmente, destas, 465 mil morrem por causa dele. Só no Brasil, morrem aproximadamente 10 mil pessoas por ano. Em países subdesenvolvidos os índices são ainda maiores.

No ano passado, a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), em conjunto com o Datafolha, divulgou que apenas 17% das mulheres procuram algum especialista devido a suspeita da doença, porém, mais de 31% das mulheres nunca fizeram a mamografia, especialmente as que dependem do sistema público de saúde. Assim, campanhas de prevenção colaboram com a detecção da doença e a eliminação dos riscos de morte.

A mamografia é capaz de detectar tumores ainda em fase inicial, quando são menores de um centímetro e pequenos demais para serem percebidos na apalpação. O exame é essencial para todas as mulheres com mais de 40 anos e permite o tratamento e a cura do câncer em até 95% dos casos. “Quanto mais precoce é o diagnóstico, maiores são as possibilidades de cura”, explica a mastologista Fabiana Makdissi, do Hospital A.C.Camargo de São Paulo.

Neste mês, portanto, as mulheres devem escolher um dia para cuidar de si mesmas, podendo ir ao médico, realizar exames de rotina e participar de atividades realizadas em diferentes cidades do País. O importante é estar sempre acompanhadas da informação sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e assim fazer a diferença. A Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires realiza os preparativos para uma ação que acontecerá apenas em novembro, em data ainda a ser definida, onde o tema de prevenção ao câncer de mama será abordado.

Compartilhe

Comente

Leia também