Mercado imobiliário avança com novos empreendimentos em Ribeirão Pires

O setor imobiliário de Ribeirão Pires passa por bons momentos. Balanço divulgado pelo Cartório de Registro de Imóveis da cidade mostra que no primeiro semestre desse ano 1.874 solicitações de registro de títulos foram realizadas. Isso representa um aumento de 12,2% a mais em comparação aos seis primeiros meses do ano anterior (1.646 títulos). Entre os serviços realizados estão matrículas e averbações de construções de todos os tipos de imóveis, bem como transações de compra, venda e locações.

Sob rigorosa política de proteção ambiental, qualidade de vida e áreas disponíveis estão na lista de vantagens aos investidores

Sob rigorosa política de proteção ambiental, qualidade de vida e áreas disponíveis estão na lista de vantagens aos investidores

O cenário vai na contramão do ritmo de vendas de imóveis na região metropolitana, que sofre com desaceleração do setor. Nos últimos anos, o mercado imobiliário teve bom desempenho no Estado de São Paulo. De acordo com dados do IBGE/Seade, o faturamento da indústria da construção civil foi de R$ 60,5 bilhões em 2012, quase o dobro do saldo em 2008, quando o faturamento foi de R$ 34,9 bilhões. Entretanto, estatísticas do Sindicato de Habitação de São Paulo demonstram a queda de vendas e lançamentos de unidades residenciais, chegando a queda de mais de 40%.

Apesar do cenário atual desfavorável, o registrador do Cartório da cidade, Luc da Costa Ribeiro, avalia que, em Ribeirão Pires, os proprietários de imóveis mantêm o interesse na regularização para a valorização de suas propriedades. “Imóvel regularizado é dinheiro na mão. Uma vez que o imóvel encontra-se licenciado é muito mais fácil vendê-lo, pois a chance de financiamento é muito maior “, opinou Ribeiro. Para ele, Ribeirão Pires tem um atrativo que coloca a cidade em destaque: “Em Ribeirão Pires há uma demanda habitacional reprimida muito grande. Aqui é investimento líquido e certo”, garantiu.

Aos que imaginam que as rigorosas leis ambientais desestimulam novos investimentos, empresários do setor imobiliário apostam justamente na preservação de áreas verdes e na qualidade de vida como ponto alto para negócios. É o caso da BPC Incorporação e Empreendimentos Imobiliários. Junto a outros investidores, a empresa está finalizando a construção do primeiro empreendimento residencial na região central da cidade, já incorporado. De acordo com a proprietária da imobiliária Trentina, Eliete Vieira da Silva, uma das parceiras nesta incorporação, em área de 1.600 m² foram construídos 12 apartamentos. A área de vegetação do empreendimento chega a 50% do total. “A procura por imóveis residenciais na cidade é boa. As características como baixa densidade, a maior cobertura vegetal da região do Grande ABC e a qualidade de vida tornam natural a valorização dos imóveis”, afirma Eliete, que atua há 36 anos no mercado imobiliário.

Dois novos projetos estão em processo para incorporação, um deles Minha Casa Minha Vida, com previsão de 400 unidades, e outro empreendimento residencial de médio padrão, com expectativa de 188 novas unidades. A parceria entre proprietários dos terrenos, construtora, imobiliária e incorporadora já foi firmada.

Segundo a BPC Incorporação e Empreendimentos Imobiliários, o alto índice de preservação ambiental da cidade e as leis de proteção existentes foi motivador para investir em Ribeirão Pires. Acreditamos que seja possível empreender com respeito ao meio ambiente. Nossa meta é trabalhar na cidade com foco em preservar a vegetação em pelo menos 50% da área do terreno”, declarou em nota a empresa.

A expectativa é que o primeiro empreendimento seja entregue ainda neste ano e que novos investimentos sejam realizados.

Compartilhe

Comente

Leia também