Meio Ambiente esclarece as diferenças entre Lixão e Aterros Sanitários

O brasileiro produz em média, cerca de 500 gramas de lixo por dia. Você pode até achar pouco mas se em sua casa morarem quatro pessoas, todos integrantes da família produzirão 2kg de lixo por dia, multiplicando isso por 365 dias do ano, só sua família produzirá 730 kg por ano. Mas você sabe pra onde vai todo esse lixo?
Muitas pessoas pensam que o lixo coletado vai direto para os lixões, porém os famosos lixões estão proibidos no Brasil desde dia 04 de agosto de 2014, e o prefeito que desobedecer a lei pode ser multado em até R$ 50 milhões.
O lixão, local onde as pessoas jogam ilegalmente os seus lixos, não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos, conhecido como chorume (líquido que escorre do lixo).O resíduo pode penetrar terra levando substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático.

Lixos tem local certo para serem descartados

Lixos tem local certo para serem descartados

Já o aterro sanitário trata de receber o lixo. O terreno é preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC extremamente resistentes. Com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume, que é coletado através de drenos de PEAD, encaminhados para o poço de acumulação de onde, nos seis primeiros meses de operação é recirculado sobre a massa de lixo aterrada.
Depois desses seis meses, quando a vazão e os parâmetros já são adequados para tratamento, o chorume acumulado será encaminhado para a estação de tratamento de efluentes. O lixo de Ribeirão Pires coletados pelos caminhões é encaminhado para o aterro sanitário Lara (Centro de tratamento de tratamento de Resíduos LTDA)localizado em Mauá.

Compartilhe

Comente

Leia também