Maria Inês: vou resolver os problemas da Saúde de Ribeirão Pires

Depois de ouvir mais de 2 mil pessoas, entre representantes de associações de bairros, sindicatos de trabalhadores , comerciantes, donas de casa, empresários e outros setores da sociedade organizada de Ribeirão Pires, Maria Inês (PT), a candidata da coligação “Ribeirão, cidade de todos nós”, apresenta seu plano de governo.

Maria Inês e Gerson Constantino tem andado por toda a cidade

Segundo ela, o foco está na participação popular, no controle social e na gestão participativa (modelo e compromisso de governo em todas as áreas). Com isso, ela pretende governar a cidade pelos próximos quatro anos. “É assim que o PT governa, é assim que a presidenta Dilma Rousseff e o ex presidente Lula trabalham: de forma republicana”, afirmou a candidata ressaltando a necessidade de ouvir os anseios da população.

Esta semana, a candidata também inaugurou seu site, o www.mariainespt.com.br, em que convida o eleitor a acessar e participar da campanha, tanto virtualmente como nas atividades de rua, conversas com os candidatos da coligação e também visitando o comitê, que fica na Avenida Francisco Monteiro, 1360.

Em conversa com o jornal Mais Notícias, ela adiantou algumas novidades de seu Programa de Governo, que será lançado nos próximos dias e também fez um balanço sobre esta primeira parte da campanha eleitoral.

Mais Notícias: Maria Inês, nestes 45 dias de campanha na rua, quais foram os principais problemas relatados a você pela população de Ribeirão Pires? Quais os planos para resolvê-los?

Maria Inês: Antes de mais nada, gostaria de relembrar aos leitores do Mais Notícias que fui prefeita por dois mandatos (1997 a 2004), e que durante todo o governo, ouvimos a população. Realizamos centenas de reuniões do Orçamento Participativo e fizemos várias plenárias para populares para a implantação da Agenda 21 Local, ações ambientais e de recuperação dos mananciais que foram consideradas exemplares. Agora, mais uma vez, nas ruas e nas discussões para a construção de nosso Programa de Governo, constatamos que a Saúde é um dos grandes problemas hoje em nossa cidade e, por isso, terá atenção especial em nosso Programa de Governo. No dia 30, apresentaremos a proposta completa, mas além das parcerias com o Governo Federal para trazer programas como SAMU, Saúde da Família, Melhor em Casa, e Rede Cegonha, por exemplo. Com isso, queremos melhorar e humanizar o atendimento na rede pública de Saúde fazendo com que todos sejam tratados com dignidade, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde.

MAIS NOTÍCIAS – Maria Inês, a senhora falou em Saúde e apresenta algumas propostas de parceria com os governos federal e estadual. Há outras propostas para resolver o problema da Saúde?

MARIA INÊS – No meu governo anterior, através de decisão do Orçamento Participativo, construí e inaugurei a Maternidade São Lucas, até hoje a única pública da cidade. Agora, com apoio da presidenta Dilma, que é do meu partido, queremos inovar. Por isso, pensamos em criar o “CEU da Saúde”, um Centro de Especialidades Unificado que possa atender e melhorar o sistema de Saúde da cidade, oferecendo consultas e exames especializados para todos. Além disso, também iremos concluir o Hospital que está em construção desde 2007.

MAIS NOTÍCIAS – E Na educação? Quais são as propostas da senhora?

MARIA INÊS – Para a educação, a ideia é construir três CEUs (Centro Educacional Unificados), como em São Paulo na Gestão da prefeita Marta Suplicy e também pelo prefeito Marinho em São Bernardo do Campo, verdadeiras marcas das prefeituras do PT. Essas escolas já foram testadas e aprovadas, reunindo educação, esporte e lazer num mesmo espaço. Em Ribeirão Pires, vamos fazer três CEUs nas regiões mais carentes da cidade. Mostraremos mais detalhes no Programa de Governo.

MAIS NOTÍCIAS – Seria uma proposta diferente, de fato. E quanto ao sistema atual? As escolas precisam de obras.

MARIA INÊS – Elas também terão atenção. Quando fui prefeita, reformamos e ampliamos mais de 20 escolas, além de construir outras três e implantar a unidade profissionalizante da Santa Luzia, o Centro de Formação de professores do Centro Alto e a sede própria da Secretaria de Educação. Alunos e professores precisam de atenção e valorização para assim construir uma cidade e um país melhor. Por isso, assim como na minha gestão anterior, esse será um setor prioritário do Programa de Governo.

MAIS NOTÍCIAS – A senhora tem falado muito sobre desenvolvimento e também, recentemente, citou a Agenda 21 que, inclusive, foi o texto que deu origem a eventos como o recém-encerrado Festival do Chocolate. O que de fato isso representa para nossa Cidade?

MARIA INÊS – Nas minhas duas gestões à frente da prefeitura, foram estabelecidas políticas públicas diferenciadas. Foi criada a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, o Plano Diretor, o Orçamento Participativo (OP) e a própria Agenda 21 local, um documento elaborado de forma participativa, da mesma forma como deve ser um bom governo, ouvindo e promovendo o diálogo com a sociedade. A função dela é organizar o desenvolvimento social, econômico, urbano e ambiental e nisso, Ribeirão Pires foi pioneira em colocar em texto os passos necessários para planejar o futuro e estabelecer diretrizes no planejamento urbano e na geração de mais emprego e renda.

MAIS NOTÍCIAS – Ela então foca em ações para melhorar e desenvolver Ribeirão Pires?

MARIA INÊS – Exatamente. Hoje, o Brasil é a sexta economia do mundo e dentro deste mundo competitivo temos de aprimorar nossos conhecimentos em busca de emprego e renda, sem esquecer da sustentabilidade. Precisamos atrair empreendedores para a cidade que não agridam o meio ambiente. Para isso, o projeto é investir em novas tecnologias e desenvolver um Centro de pesquisa tecnológica.

MAIS NOTÍCIAS – E quanto ao planejamento urbano? Qual sua proposta?

MARIA INÊS – Quando fui prefeita, fizemos grandes obras em vários pontos do município e acabamos com as enchentes na cidade. Agora, planejamos o prolongamento da Avenida Brasil para desafogar a Francisco Monteiro, que a cada dia se torna um corredor comercial importante. E, ao longo da Avenida Brasil, um Parque linear com quadras esportivas, pista de caminhada, estação de ginástica com iluminação e guardas 24 horas por dia para dar mais segurança para o cidadão. Nos bairros faremos academia de saúde além da construção de Praça de Educação e Cultura (PEC), com recursos federais.

MAIS NOTÍCIAS – Para encerrar nossa entrevista, qual a mensagem que a senhora gostaria de deixar aos nossos leitores?

MARIA INÊS – Nossa coligação reúne 9 partidos (PDT, PSD, PP, PSDC, PPL, PRTB, PRP e PTC) alinhados à nossa proposta de tornar Ribeirão, a cidade de todos nós, vamos intensificar participação cidadã e o controle social, modelo e marca de nosso governo, o que garanta que a população seja protagonista dos destinos de nossa cidade. É assim que pretendo governar a cidade pelos próximos quatro anos. É preciso ouvir a população e juntos administrar a cidade para todos. Vamos retomar o Orçamento Participativo (OP) e a transparência total do Governo, com a aplicação correta dos recursos públicos.

Compartilhe

Comente

Leia também