Marcelo Menato: Kiko será um grande prefeito para Ribeirão

Presidente da ACIARP, ex-secretário de desenvolvimento econômico e uma das pessoas mais respeitadas de Ribeirão Pires, Marcelo Menato foi uma das figuras importantes que deram apoio à vitoriosa campanha do prefeito eleito Kiko Teixeira à Prefeitura.

Marcelo Menato manifestou apoio a Kiko na eleição

Marcelo Menato manifestou apoio a Kiko na eleição

Em entrevista ao Mais Notícias, ele falou sobre os motivos de ter dado apoio ao candidato e também sobre o que a cidade pode esperar da nova gestão. “Eu, particularmente, sou amigo do Kiko há 20 anos e tenho acompanhado a carreira política dele e a boa gestão feita em Rio Grande da Serra. Quando era secretário, tive muito contato com ele. No Consórcio, apesar de ser o mais jovem e da cidade com menor arrecadação, exercia liderança, era respeitado. Nunca ouvi falar mal dele, pelo contrário, sempre foi tido como bom gestor e bom político. E, com todo respeito, dentre os candidatos que se apresentaram, era o mais preparado”.

Para Menato, as dificuldades em gerir a cidade com menor orçamento da região são credenciais para uma boa gestão: “O que foi feito lá, sem dinheiro, é o que credencia Kiko a ser prefeito de Ribeirão Pires. Ele foi presidente do Consórcio, da Agência ABC, fez seu sucessor que é vitorioso (Gabriel Maranhão). Tem uma linha de gestão bem-feita ao longo dos anos que foi criada pelo Kiko. Em minha opinião, foi um dos melhores prefeitos do Estado pelo o que conseguiu fazer em uma cidade com poucos recursos”, afirmou, antes de completar: “Por isso acho que Kiko, em uma cidade como Ribeirão Pires que tem déficit gigantesco de mais de R$ 140 milhões, está preparado e vai conseguir equacionar esta situação. Talvez demore um pouco, até por conta da crise. Mas com a experiência que tem, penso que será um grande prefeito”.

Um dos pontos que Marcelo Menato aponta como muito importantes é a forma de trabalho do prefeito eleito: “Kiko é uma pessoa que se baseia pelo planejamento. Lê tudo, todos os processos, é um cara extremamente equilibrado, aceita opiniões e conselhos, não é centralizador. Isso mostra que ele realmente está preparado”.

Autoestima recuperada – Há uma visão compartilhada por muitos de que a cidade não evoluiu nos últimos anos. Muito pelo contrário, até regrediu em alguns pontos, o que afetou a autoestima da população. Para Menato, este é um aspecto que deve ser trabalhado na próxima gestão: “A cidade sempre teve a autoestima elevada. O Ribeirãopirense sempre teve orgulho, sempre gostou de sua cidade. Penso que Kiko vai trabalhar para recuperar esse sentimento, melhorar e cuidar da cidade, que está com mato crescendo, buracos na rua. A gente percebe que houve deterioração nesses quatro anos. Temos que cuidar dos nossos pontos turísticos, que estão abandonados, reconstruir o parque Milton Marinho. Cuidar das pequenas coisas para depois ver as grandes e, principalmente, fazer um choque de gestão na Saúde, um setor em que é possível melhorar. Sem contar que Kiko também vai recolocar a cidade na discussão regional. Ribeirão Pires pode entrar na discussão regional e também ser mais do que um polo turístico da região do ABC”.

A reconstrução da cidade passa por cuidar do micro para pensar no macro: “A grande obra, se não tiver uma baita utilidade não serve para nada. O teleférico, a princípio, parece interessante, mas não se mantem. Você pode ter um equipamento pendurado de um ponto a outro da cidade sem utilidade. (Para a cidade crescer) É voltar a cuidar dos pontos turísticos, limpar as calçadas. Cuidar da Igreja do Pilar, do acesso à Pedra do Elefante, do Parque Milton Marinho. Que cidade do ABC tem tantos pontos turísticos como Ribeirão Pires? A represa que é um baita de um negócio? O principal é o prefeito chegar arrumando as pequenas coisas da cidade. Especialmente em tempos de crise, ninguém espera grandes obras”.

Marcelo Menato conclui apontando o que a população pode esperar: “a população vai cobrar do Kiko, obviamente, até porque falta muita coisa na cidade. Ele sabe que pegará uma prefeitura com problemas. Mas a população sabe que o Kiko tem capacidade e que, ao menos as coisas mais urgentes, irá conseguir encontrar soluções. Ele tem disposição, gosta de planejar, elencar prioridades para que os serviços funcionem a contento”.

 

Compartilhe

Comente

Leia também