Mão Amiga vai ajudar crianças e jovens de Ribeirão

A ONG (Organização Não Governamental) Mão Amiga está chegando a Ribeirão. Originária de São Bernardo e há nove anos na ativa, ela é gerida pela Abasc (Associação Brasileira de Ação Social Cristã) e realiza trabalhos de inclusão com crianças e adolescentes, por meio de artesanato, teatro, leitura de livros, canoagem, projetos relacionados ao meio ambiente, etc.

Frank Aguiar, vice-prefeito de SBC (esq.), Veranilda, presidente da Abasc e Luís Carlos, atleta paralímpico

Frank Aguiar, vice-prefeito de SBC (esq.), Veranilda, presidente da Abasc e Luís Carlos, atleta paralímpico

Crianças e adolescentes entre seis e 18 anos (matriculados ou não) nas escolas Municipais e Estaduais da cidade, além de idosos serão beneficiados com os projetos da organização. Os estudantes irão permanecer na chácara durante o período da tarde, após a escola, de segunda a sexta, e farão diversas atividades que fazem parte do ciclo de ações da ONG. O local tem capacidade de receber até 160 pessoas.

Tanto o Mão Amiga quanto a Abasc serão instaladas no mesmo local, em uma chácara de Ouro Fino. O espaço tem 23.000m² e conta com quadra poliesportiva, piscina, quartos com banheiros individuais, entre outras coisas. A presidente da Abasc, Veranilda Guimarães, 46, disse que o projeto já era antigo. “O terreno já era nosso, mas por conta de desentendimentos com as gestões passadas, não deu certo”, afirmou Veranilda, que assumiu recentemente a presidência.

Ela ainda contou que retomou a ideia da nova sede no ano passado, e recebeu a autorização para se instalar em Ribeirão da administração atual e da Secretaria de Promoção Social de Ribeirão Pires. “O Município me recebeu muito bem, assim como o prefeito e o Leandro (Feltran, Secretário Adjunto da Secretaria de Promoção Social)”, falou.

Quanto às drogas, o trabalho com as crianças será o da prevenção, de acordo com Veranilda. “Caso tenhamos um jovem com problemas com drogas aqui, nós vamos enviá-lo para os órgãos competentes”, porém, ela disse que se caso algum órgão governamental queira desenvolver seu trabalho na própria chácara, não há restrições. “A secretaria de saúde já quer realizar ações aqui”, e completou: “Queremos que esta sede se torne um local modelo de ações sociais na América Latina”.

Alguns projetos serão pioneiros em Ribeirão, devido à geografia privilegiada da cidade. Este é o caso da canoagem. “Me sinto muito privilegiado em fazer parte disso, pois é algo muito bom para a região”, disse Luís Carlos Cardoso da Silva, 29, atleta da paracanoagem e que vai disputar o mundial da categoria, no mês que vem, na Rússia. Ele vai acompanhar ocasionalmente as aulas da modalidade no espaço. “A canoagem me deu força para seguir em frente, e é isso que espero que essas crianças sintam também”, alegou.

Um dos presentes na oficialização da ONG no Município foi o vice-prefeito de São Bernardo, Frank Aguiar (PMDB), que é amigo de Veranilda e apoiou a presidente e a Abasc, enquanto tentavam firmar o Mão Amiga em São Bernardo. Aguiar elogiou as instalações e as intenções de Veranilda com relação ao espaço como um todo, e se disse muito feliz em ver os resultados. “Me sinto bem por estar abraçando causas nobres e, por de certa forma, estar incentivando esses tipos de ações”, finalizou. O Mão Amiga deverá começar suas atividades em Ribeirão a partir do mês de agosto.

Compartilhe

Comente

Leia também