Maioria dos consumidores se mostra favoráveis à extinção das sacolas plásticas

Pesquisa encomendada pela Associação Paulista dos Supermercados (Apas) e realizada pelo Ibope Inteligência mostrou que os consumidores estão conscientes do mal que as sacolas plásticas representam para o meio ambiente. De acordo com o levantamento,77% dos entrevistados são favoráveis à extinção das sacolas descartáveis, ou plásticas, nos estabelecimentos comerciais.

Pesquisa mostrou que 89% dos entrevistados passaram a usar sacolas reutilizáveis

Para o estudo, foram realizadas, no mês passado, 400 entrevistas em Jundiaí, no interior de São Paulo. A Apas escolheu a cidade para implantar o projeto-piloto da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, que tem o objetivo de substituir as sacolas descartáveis pelas reutilizáveis nos supermercados. O projeto começou em 30 de agosto de 2010. Segundo a Prefeitura de Jundiaí, 120 lojas aderiram à campanha, que retirou 22 milhões de sacolas plásticas por mês de circulação.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) tem a intenção de estender a campanha para todo o Estado a partir de 25 de janeiro de 2012. Para estimular a abolição das sacolas plásticas, está sendo estudada a possibilidade de tirar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as sacolas reutilizáveis durante um período para incentivar o uso delas.

O que mais mostrou a pesquisa – O levantamento do Ibope entrevistou moradores acima de 18 anos que frequentam supermercados ou hipermercados. Além dos 77% que são favoráveis ao modelo sem sacolas plásticas, outros 62% declararam estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a campanha para substituir as sacolas. Questionados se apoiariam o retorno das sacolas descartáveis, 73% se mostraram contrários à ideia.

Ainda de acordo com o estudo, 93% dos entrevistados apoiam a expansão da campanha para todo o Estado e 83% são favoráveis a que outros tipos de comércio substituam as sacolas. O Ibope mostrou que 89% deles passaram a usar sacolas reutilizáveis. Na ausência das sacolas descartáveis, 79% adotaram o uso de saco de lixo nas residências.

Compartilhe

Comente

Leia também