Maçonaria celebra Dia da Independência

Seguindo uma tradição que se repete anualmente, membros da Loja Maçônica Fraternidade de Ribeirão Pires realizaram, na manhã de ontem, feriado de 07 de setembro, uma Sessão Cívica em comemoração aos 189 anos da Declaração de Independência do Brasil. Este foi o único evento cívico comemorativo realizado na cidade.

Presidindo a sessão, o Venerável Mestre João Enivaldo Rocha Cacilha, empresário na cidade, dirigiu os trabalhos acompanhado da secretária de educação e Inclusão, Rosi de Marco, que assistiu com atenção à palestra ministrada pelo maçom João Veiga.

A programação do evento incluiu o hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, um café da manhã e uma palestra. João Veiga apresentou informações sobre o envolvimento da Maçonaria durante a história do Brasil, em especial na preparação da Independência.

Segundo Veiga, personagens da história do Brasil como Cipriano Barata, Frei Sampaio, Gonçalves Ledo, José Bonifácio, Cônego Januário, José Clemente Pereira, Dom Pedro I e outros fizeram parte da fraternidade e colaboraram com o movimento separatista da Independência.

Ao final do evento, o maçom Wheeler Sanches, ex-vereador de Ribeirão Pires, prestou uma homenagem a Rosi. “Há alguns anos, quando eu era professor na escola da Vila Suissa, eu tinha uma aluna muito dedicada, e hoje posso ver aonde ela chegou. A Rosi é um exemplo de sucesso”, disse.

Compartilhe