Lei libera uso de celular para fins pedagógicos em escolas

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), acompanhado do secretário da Educação Estadual, José Renato Nalini, sancionou, na tarde da última segunda-feira, a lei que libera o uso de telefone celular em sala de aula para fins pedagógicos, ou seja, para ajudar os alunos a entenderem a matéria escolar. O Projeto de Lei nº 860/2016 alterou a lei 12.730/2007, que proibia o uso do objeto em escolas estaduais e já havia sido aprovado pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) no dia 11 de outubro.

Governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou a lei na última segunda-feira

“A Secretaria da Educação tem feito excelente trabalho de tornar a escola mais atraente para os jovens e de melhorar a qualidade do ensino. A internet no celular abre inúmeras possibilidades de atividades e pesquisa. Será grande salto em benefício dos alunos”, disse o governador.

A proposta foi encaminhada por Alckmin à Alesp, em 2016, após pedido feito pelo titular da Pasta. Ao sancionar a lei, estudantes dos ensinos fundamental e médio poderão utilizar os aparelhos em sala de aula em atividades pedagógicas, orientadas por educadores, envolvendo-os na linguagem de seu tempo, no acompanhamento das inovações tecnológicas e despertando a criatividade no desenvolvimento de novos projetos. A Secretaria de Educação promete comprar tablets para aqueles que possuem celular e para quem tem, mas que o modelo não conta com internet. O uso ficará a critério do professor. Vale salientar, porém, que o monitoramento e filtro de conteúdo acessado pelos estudantes será mantido.

Internet

Até outubro de 2018, todas as mais de cinco mil escolas estaduais (incluindo as 31 de Ribeirão e as 11 de Rio Grande da Serra) serão equipadas com sistema Wi-Fi e banda larga. A novidade faz parte do novo plano tecnológico anunciado pelo Governo do Estado para modernizar a rede. A instalação da internet sem fio terá início em salas dos professores e de informática.

O sinal também será mais rápido. Dois links vão abastecer as escolas: Intragov (do Governo Estadual e que já opera) e Telefônica. O reforço garante a conexão permanente e a possibilidade de distribuir o sinal entre atividades pedagógicas e administrativas. Além disso, a velocidade será ampliada.

Compartilhe

Comente

Leia também