Kiko Teixeira autoriza obras da Sabesp que superam R$ 10 milhões

Prefeito assinou documento para início das intervenções que ampliarão índice de coleta e tratamento de esgoto

O prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira, assinou na manhã dessa sexta-feira (27), autorização à Sabesp para início das obras de saneamento nos bairros Vila Sueli e Jardim Mirante. A concessionária investirá R$ 10,3 milhões para assentar 8,3 km de coletores e construir três estações elevatórias que irão bombear o esgoto até a estação de tratamento em São Caetano do Sul.

“Quando construímos unidades de saúde ou escolas, os moradores enxergam com clareza o trabalho sendo feito. Obras de saneamento não têm visibilidade e, por essa razão, muitas vezes são negligenciadas. Entretanto, são investimentos de extrema importância para o município, pois atendem diretamente necessidades básicas e contribuem com o desenvolvimento das comunidades, especialmente de nossas crianças, que ganham até na melhoria do desempenho educacional por crescerem mais saudáveis”, explicou o prefeito Kiko.

As obras de saneamento irão beneficiar 6,3 mil moradores da Vila Sueli e do Jardim Mirante. O empreendimento também prevê a conexão de 2.107 imóveis à rede coletora. Atualmente, o município conta com 90% de coleta de esgoto. Do total, 70% dos imóveis contam com a destinação dos resíduos para tratamento. Com as obras nos bairros, o índice passará para 78%.

“Essa será uma grande melhoria para o braço Rio Grande, onde estão localizados os bairros, além de representar ganhos em qualidade de vida e saúde”, observou Paulo Massato, diretor Metropolitano da Sabesp.

O secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Ricardo Borsari, participou da cerimônia nessa manhã e ressaltou a importância dos investimentos no setor para o município. “A cada real investido em saneamento são economizados quatro reais em saúde. Trabalhamos para dar mais qualidade de vida para as pessoas”, afirmou.

A melhoria da infraestrutura urbana proporcionada pela ampliação da rede de esgoto ajuda a elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, a reduzir a mortalidade infantil e os casos de doenças de veiculação hídrica, além de ajudar na despoluição dos corpos d´água.

 

Compartilhe

Comente

Leia também