Kiko assume prefeitura de Ribeirão com foco na Saúde

Em entrevista exclusiva ao Mais Notícias, o prefeito diplomado de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira (PSB) falou sobre o trabalho intenso que já está realizando antes mesmo da posse oficial na cidade, adiantou algumas medidas que serão tomadas em um primeiro momento e também o nome de alguns secretários que irão compor seu governo.

Kiko Teixeira (PSB) assumirá prefeitura no próximo dia 1º

Kiko Teixeira (PSB) assumirá prefeitura no próximo dia 1º

Mais Notícias – Kiko, como foram esses dias após a vitória, o período pré-posse?

Kiko Teixeira – Foram de trabalho intenso. Tivemos conversas com pessoas que irão compor o nosso secretariado, além de visitas a órgãos importantes, como o Tribunal de Contas, Controladoria Geral da União e Ministério da Previdência para ficarmos a par da situação da Prefeitura, já que não vimos clima amistoso para fazer a transição. Conversamos com técnicos e fizemos um diagnóstico externo e, a partir do dia 1º, junto com nossa equipe, faremos uma análise mais minuciosa.

MN – E qual a situação que você encontrou?

Kiko – Uma situação bem difícil. A Prefeitura hoje não está honrando suas obrigações, principalmente previdenciárias pelo Imprerp, descontando contribuição dos funcionários e não repassando, o que faz com que a Prefeitura fique impossibilitada de fazer convênios. É uma situação delicada, mas que estamos preparados para enfrentar a partir do dia 1 de janeiro.

MN – É muito diferente do que você encontrou quando foi prefeito de Rio Grande da Serra pela primeira vez?

Kiko – Pelo que estou vendo, (a gestão Saulo Benevides) talvez seja uma das administrações mais irresponsáveis que já vi na história do Grande ABC.

MN – Em seu primeiro dia, qual será a prioridade zero?

Kiko – Não podemos negligenciar as pessoas que estão sofrendo nas UBS, na UPA, as pessoas que passam por essas dificuldades. A princípio é focar todo o nosso olhar e energia para acudi-las e dar um tratamento digno. Concomitantemente a isso, implantar medidas saneadoras. Verificar essas contratações que estão sendo feitas extrapolando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, verificar os contratos, ver por onde está saindo o dinheiro da Prefeitura e o porquê de não conseguir sequer honrar obrigações perante funcionários. Essas serão nossas primeiras medidas, lembrando que a prioridade é a área da Saúde.

MN – Quanto ao São Lucas e a UPA Santa Luzia. Como será tratado por sua gestão?

Kiko – Isso é parte de nosso Plano de Governo: terminar o Hospital, que hoje é um esqueleto, um problema (a resolver) com o Governo do Estado, bem como aprimorar os serviços da UPA. No São Lucas, queremos fazer um Centro de Especialidades ou um Centro de Referência para mulheres e crianças, algo que será priorizado conforme a demanda e os diagnósticos que faremos. Estamos preparados para esse desafio.

MN – Mudando de foco, falando dos eventos da cidade, o Festival do Chocolate voltará em 2017?

Kiko – Faremos o Festival do Chocolate desde o primeiro ano, de acordo com nossas possibilidades. Se não houver condição de fazê-lo gigante, teremos atrações menores, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado. Ribeirão Pires é uma cidade turística e precisa deste tipo de evento.

MN – E os outros eventos, como as festas do Pilar e do Cambuci?

Kiko – Nada disso vai parar. Talvez não consigamos fazer do tamanho que desejamos até mesmo por conta da situação financeira que o país vive. Mas não seremos omissos. Vamos fazer.

MN – Seus adversários têm tentado vencê-lo no “tapetão”, tentando reverter o resultado da eleição via jurídica. O que você acha disso?

Kiko – É um assunto que está nas mãos do corpo jurídico que me acompanha e não me traz apreensão, até porque é um assunto que já foi discutido em outras ocasiões. Infelizmente, nossos adversários não se conformam que ganhamos as eleições. Vencemos no voto, nas urnas, com a maioria da população nos escolhendo. Então esse ânimo de ficar “esperneando” faz parte. Mas, a partir de 1º de janeiro, quem estará na Prefeitura somos nós.

MN – A população pode esperar por mudanças efetivas em quanto tempo?

Kiko – Desde o primeiro dia. Primeiro, por termos um secretariado altamente qualificado, com pessoas técnicas para diversas pastas – uma mudança em relação ao que observamos nesta gestão. E estas mudanças serão em ritmo acelerado. Em alguns meses, as pessoas vão perceber que Ribeirão Pires terá uma nova forma de gestão.

MN – E quanto ao secretariado? Haverá corte de pastas?

Kiko – A princípio, governaremos com o que está posto e, posteriormente, faremos uma reforma administrativa.

MN – Você pode antecipar alguns nomes?

Kiko – Iremos anunciar todos após o Natal, mas posso falar de alguns como Marcelo Menato, Paulo de Tarso, Patrick Pavan, Antônia Constâncio e outras pessoas que estão preparadas e qualificadas para assumir esse desafio conosco. Quando anunciarmos, todos terão também seus currículos apresentados para a população.

MN – Kiko, deixe uma mensagem para a população de Ribeirão Pires.

Kiko – Deixo aqui uma mensagem de esperança, de otimismo e de dias melhores para a cidade de Ribeirão Pires que, infelizmente, sofreu no final da última gestão e durante esta gestão inteira. Tenho certeza que teremos dias melhores. Desejo a todos um Natal com muita paz, tranquilidade e serenidade e convido a todos para que acompanhem no dia 1, as 10 horas da manhã, a nossa posse, a do vice-prefeito e dos vereadores.

Compartilhe

Comente

Leia também