Kaikan celebra 20 anos do grupo Minbu Saraodori

No último domingo, foi realizada uma sessão solene em celebração aos 20 anos de fundação do grupo Ninbu Saraodori, um dos destaques da Associação Nipo-Brasileira, o Kaikan. O evento, realizado na sede da entidade, contou com a presença de diversas autoridades, como os deputados estaduais Helio Nishimoto e Jooji Hato e a vice-prefeita de Ribeirão Pires, Leonice Moura, que fez parte da mesa cerimonial.

Evento lotou sede social da Associação Nipo-Brasileira

Em discurso, o presidente do Kaikan, Antonio Muraki, ressaltou a importância do grupo para a associação, que prima pela manutenção das tradições e da cultura japonesa: “Apesar das dificuldades, nunca esqueceram dos costumes. Por isso, quero, nesses 20 anos, agradecer ao professor Hiroshi Kawazoe e a professora Toshie Kawazoe, pessoas que trabalham em prol da cultura japonesa”. Leonice, por sua vez, ressaltou a importância e a ajuda da comunidade nipo-brasileira para a cidade: “A Associação e a Colônia Japonesa são de suma importância para o desenvolvimento de Ribeirão Pires, não só pela culutra que nos traz, mas pela participação social que sempre teve em nosso município”.

A seguir, os fundadores do grupo foram homenageados (em japonês) no discurso da professora Toshie Kawazoe: “é pelos aplausos das pessoas que nos assistem que continuamos dançando até hoje”, afirmou. A seguir, em nome dos fundadores, falou Helena Kiyoka Kobayashi: “fui uma das primeiras pessoas a participar e foi muito importante para mim. Aprendemos a cultura, conhecemos lugares e aprendemos a trabalhar em equipe. Gostaria de agradecer ao sensei Kawazoe por nos proporcionar esta oportunidade”.

A cerimônia foi encerrada com todos cantando a canção “Hana Wa Saku”, ou As Flores Florescem, um almoço e a apresentação de diversos grupos de dança.

Compartilhe

Comente

Leia também