Jovens de Ribeirão Pires participam de Compromisso à Bandeira

Juramento à bandeira foi realizado na Tenda Multicultural

A Junta de Serviço Militar de Ribeirão Pires realizou nesta quinta-feira, dia 25, solenidade de Compromisso à Bandeira Nacional, na Tenda Multicultural da cidade. Cerca de 100 jovens nascidos em 2.000, ou em anos anteriores, e que se alistaram até o final de junho, participaram da atividade, que marcou a entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação ao Serviço Militar.

O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, presidente da Junta de Serviço Militar da cidade, também comentou a importância do ato solene. “Nossos jovens aqui presentes demonstram o compromisso com a pátria, em um gesto de grande significado. Esse é um ato de civismo, de reconhecimento da importância de sua participação nas questões que são de interesse da cidade, do Estado e do País. Esse engajamento é indispensável para a superação de obstáculos e para o crescimento de toda a nação”, avaliou.

Todo cidadão do sexo masculino tem obrigações com o Serviço Militar e, ao completar 18 anos, deve fazer o alistamento militar, para garantir o direito à cidadania plena, conforme previsto pela legislação brasileira. Os jovens que recebem Certificado de Dispensa de Incorporação ficam à disposição das Forças Armadas até os 45 anos de idade, para eventuais situações extremas, como em desastres climáticos. O documento é exigência para que homens com idade a partir de 18 anos possam emitir documentos como Carteira de Trabalho e Passaporte, além do ingresso em instituições de ensino.

Compartilhe

Comente

Leia também