Jovens aprendizes de Ribeirão iniciam curso de alimentador de produção

Teve início nessa segunda-feira o curso gratuito de alimentador de produção para jovens moradores de Ribeirão Pires, promovido em parceria pelo CAMP SBC Centro de Formação e Integração Social – e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda do município.

Curso prepara jovens para o mercado de trabalho.

Os 19 jovens já inscritos no curso assistiram na manhã de hoje aula inaugural com a participação do Prefeito da cidade, Clóvis Volpi, que conversou com os jovens sobre a importância de traçar um objetivo e buscar, com comprometimento, o crescimento profissional.

“Muitas vezes os jovens vêem pessoas mais velhas ocupando cargos importantes em empresas ou departamentos públicos e não compreendem o caminho que tiveram que percorrer para chegar até ali. Todos nós passamos por provações e glórias em nossa carreira profissional. Ter objetivos na vida, que são traçados de forma intuitiva ou racional, é fundamental, e você só vai conseguir alcançá-los se fizer a lição de casa”, aconselhou Volpi.

Entre os olhares atentos ao que o Prefeito dizia estavam os do aluno Diogo Macedo de Souza, 21 anos. O jovem morador contou que aos 16 anos já buscava emprego, e por saber das dificuldades enfrentadas, aprova ações de apoio aos jovens.

“Trabalhei por muito tempo como autônomo. Corri sozinho atrás de oportunidades. É bom saber que há auxilio para os jovens conseguirem qualificação profissional, emprego com registro e com remuneração, até para que possamos investir em novos cursos para crescer”, opinou Diego.

Também presente durante a primeira aula do curso, o presidente do CAMP SBC, Silvio José Marola, falou sobre a parceria firmada entre a Prefeitura e a instituição. “Estamos trazendo a experiência dos cursos do Jovem Aprendiz a Ribeirão Pires e esperamos que a cidade colha os frutos. Hoje, estamos justamente plantando as sementes”, declarou Marola.

Jovem Aprendiz – Curso de alimentador de produção

Os alunos – moradores com idade a partir de 18 anos – iniciam o curso em busca de experiência profissional e de oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Além de auxiliar os jovens, a parceria entre o CAMP SBC e a Prefeitura de Ribeirão Pires contribui para que as empresas de grande e médio porte cumpram a Lei nº 10.097/00, que torna obrigatória a contratação de jovens aprendizes – entre 5% a 15% da mão de obra dessas empresas devem ser ocupadas por jovens com idade entre 14 e 24 anos.

Ainda há vagas para o curso de alimentador de produção para os Jovens Aprendizes. Empresas ou jovens interessados podem buscar informações no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da cidade, à Rua Felipe Sabbag, 200 – 4º andar – Centro, ou pelo telefone 4828-1054.

“Com a parceria, estamos trazendo de volta o trabalho que existia no município com a Guardinha. Essa é uma importante ação para preparar os jovens da cidade para o mercado de trabalho e já conta com a adesão dos empresários”, declarou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Marcelo Dantas Fonseca. Dos 25 alunos da primeira turma, 19 já estão trabalhando em empresas no município.

O curso de alimentador de produção – que prepara os alunos para trabalhar na linha de montagem, controle de qualidade, almoxarifado, entre outros – será o primeiro ministrado no município. No total, 75% das aulas são praticas e 25% teoria. Serão 23 meses de aulas, tempo de duração do contrato de trabalho, que é remunerado, com carteira assinada e registro pelo CAMP SBC, que oferece benefícios aos jovens como convênio de saúde.

Parceria com o CAMP SBC

O CAMP SBC – Centro de Formação e Integração Social já inseriu, em 40 anos, mais de 30 mil jovens no mercado de trabalho, atendendo à legislação do aprendiz, primeira oportunidade de emprego para jovens moradores da região. Em Ribeirão Pires, inicialmente, a ação atenderá a 25 moradores, que serão preparados para trabalhar em empresas da cidade.“Como entidade qualificadora, participamos da ação que traz benefícios aos alunos e aos empresários, já que jovens que se destaquem pelo trabalho desenvolvido podem ser efetivados, simplificando processos de contratação e garantindo à empresa profissionais bem preparados”, explicou o Gerente de Desenvolvimento Institucional do CAMP SBC, Dimas Corrêa.

Compartilhe

Comente

Leia também