Interditada para a população, Fábrica de Sal vira estacionamento de carros dos funcionários da Prefeitura

Uma praça, segundo o dicionário Houaiss, é, entre outras definições, um “lugar aberto e espaçoso, em geral cercado de edifícios”, usualmente usada para o lazer. Entretanto, a Praça Celso Daniel, localizada entre a escola Lavínia Figueiredo Arnoni, a Biblioteca Olavo Bilac e a Fábrica de Sal, no Centro Alto, se transformou em uma espécie de estacionamento a céu aberto a disposição de carros oficiais, funcionários da Prefeitura de Ribeirão Pires e até mesmo pessoas que deixam o carro no Centro e vão trabalhar em outras cidades.

Reportagem flagrou mais de 30 veículos ocupando espaço de praça

Reportagem flagrou mais de 30 veículos ocupando espaço de praça

Alguns munícipes procuraram nossa redação inconformados: “em uma cidade em que não há áreas de lazer, os parques estão fechados ou a serviço de repartições públicas, é um absurdo ver uma praça tomada por carros”, contou uma delas. Outra, relatou problemas ainda mais graves: “estava saindo com meus filhos da escola quando um motorista jogou um carro sobre nós”.

De fato, em diversas visitas ao local, a reportagem do Mais Notícias flagrou uma média constante de 30 veículos estacionados, tanto usando a grama (que quase já não existe em determinados locais) quanto os passeios por onde deveriam passar os pedestres – especialmente usuários da biblioteca e alunos da escola. Dentre os carros, há veículos particulares e também oficiais. Chama a atenção uma placa indicando velocidade máxima de 10 km/h.

Cabe ressaltar que o local está interditado pela Prefeitura, tanto por questões de segurança quanto pelo fato de que a área encontra-se em estudos para tombamento estadual pelo Condephaat. Ou seja: o local que não pode ser utilizado para lazer da população, como as atividades culturais promovidas pelo Coletivo Sal da Terra, pode ser usado para o estacionamento de veículos – uma grande contradição.

Questionada sobre o assunto, a Prefeitura afirmou que “concedeu autorização provisória para estacionamento no espaço enquanto está adequando vagas para acomodar veículos dos recentemente instaurados no entorno – Central de Ambulâncias e Setor de Transportes da Educação – somados a Biblioteca e a Escola Municipal que já funcionavam” (não foi fornecida qualquer explicação sobre como e onde serão criadas tais vagas), além de ressaltar que “agentes de trânsito passaram a fazer monitoria dos pedestres que utilizam as passagens, com a finalidade de evitar acidentes e promover segurança, além de organizar o tráfego de veículos no espaço durante esse período de adequação”.

O Mais Notícias seguirá acompanhando o caso.

Compartilhe

Comente

Leia também