Instituto do Patrimônio do ABC pede Museu e reconstrução de igreja ao prefeito

Na semana passada, aproveitando a ocasião da reunião com o prefeito Clóvis Volpi (PV) para falar sobre os quiosques da segunda etapa do Terminal Rodoviário,  os integrantes do Instituto do Patrimônio do ABC colocaram outros assuntos na pauta. Um deles foi a falta de um museu na cidade. A vice-presidente da entidade, Anna Gedankien, ressaltou a importância de o município ter um espaço para resguardar artefatos importantes que estão sob a tutela do Instituto como os restos materiais do Casarão da Ponte Seca, da Igreja Santa Luzia e da Casa Mansuetto. Volpi solicitou ao Instituto a indicação de um profissional especializado para coordenar as ações de preservação do Patrimônio e montar um Centro de Documentação e Museu na casinha dos ferroviários da Estação, construída em madeira nos moldes das habitações características de Paranapiacaba, patrimônio recentemente adquirido pela Municipalidade, pedido aceito pelo presidente do Instituto.

Igreja de Santa Luzia – A reconstrução da Igreja de Santa Luzia, destruída pelas fortes chuvas de verão, também foi tema na reunião. Duas moradoras do bairro, Sonia Regina Maziero, e sua mãe, Sebatiana Cabral de Godoy, que lutam desde 1996 ao lado de moradores antigos do bairro por obras na antiga capela, participaram do encontro. Na conversa, ficou acertado que Sonia montaria uma comissão para solicitar doações de empresários da cidade para adquirir os materiais necessários a fim de construir uma réplica da antiga capela, fiel à original, porém, com as dimensões um pouco maiores e com adaptações no fundo do templo como instalação de sanitários. Sonia afirmou que já possui um projeto orçado em R$ 250.000,00 e o local escolhido será ao lado da Escola Municipal Yoshyiko Narita, próximo ao ponto original que foi descartado, pois está sujeito a enchentes. O Instituto do Patrimônio do ABC colocou seus técnicos (historiadores, engenheiros e arquitetos) à disposição bem como os “jovens restauradores” que estão passando por formação de mão de obra especializada em restauro através do Projeto Reviver o Patrimônio, mantido pela entidade com o apoio do Ministério da Cultura. Quem estiver interessado em contribuir com a construção da nova capela deve entrar em contato com Sonia Maziero pelo telefone 9558-3401 ou ainda pelo 9937-3759 com Arnaldo Boaventura Neto.

Centro de Apoio Ricardo Tolezano Mendes: Por fim, foi denunciado ao prefeito a má conservação da casa atualmente ocupada por este departamento da prefeitura, onde foram identificados sérios problemas de infiltração no telhado que estão danificando o forro interno e os detalhes decorativos do alpendre frontal da edificação. A casa, que já fora ocupada pela Delegacia, Cartório Eleitoral e ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires) foi adquirida pela prefeitura na primeira gestão do prefeito Clóvis Volpi e totalmente restaurada, respeitando as características arquitetônicas de 1928, data da sua construção. Entretanto, os problemas no telhado, apontados por Arnaldo Boaventura Neto na ocasião, podem comprometer os investimentos dispendiosos realizados na reforma. O prefeito prometeu providências urgentes para sanar o problema.

Compartilhe

Comente

Leia também