Inovação da lei, nota de corte restringiu número de possíveis eleitos

Com as novas regras estabelecidas pela minirreforma eleitoral, criou-se a figura da temida “nota de corte eleitoral”, ou seja, a votação mínima necessária para que um candidato fosse eleito nas Eleições de 2016.

Anteriormente, a conta era simples: dividia-se o número de votos válidos pelo número de cadeiras e se calculava o quociente eleitoral. O resultado desta equação equivalia ao número de cadeiras que o partido ou coligação teria direito na Câmara. A partir daí os mais votados de cada uma delas, pela ordem, estavam eleitos. A nova regra acrescentou outra condição: é indispensável obter ao menos 10% do quociente eleitoral para ser eleito.

Ou seja: no caso de Ribeirão Pires, como o quociente foi de 3.728 e apenas os candidatos com mais de 372 votos estiveram na disputa, de fato, apenas 41 dos 384 postulantes estavam aptos a ocupar uma das 17 cadeiras. Já em Rio Grande da Serra, que teve quociente de 1.999 votos e apenas os candidatos com mais de 199 votos ficaram na briga, houve 33 aptos para um dos 13 lugares. Vale ressaltar que Ribeirão Pires teve 63.384 votos válidos (86,64%), enquanto Rio Grande da Serra teve 25.993 (90,02%).

Os demais candidatos, desde que seus partidos ou coligações tenham conseguido ao menos uma cadeira, seguem como suplentes independente da nota de corte – o critério não vale neste caso. Nesse caso, se o respectivo titular deixar a cadeira vaga, seguem as chances de assumir o mandato.

Quociente determina classificação

Ao ver a lista final, muitos se surpreenderam em ver o candidato mais votado no pleito, Koiti Takaki (PTdoB) estar na 280ª posição na lista, mesmo tendo 1.028 votos. A explicação está no fato da coligação não ter feito nenhuma cadeira. Desta maneira, os 262 candidatos que aparecem entre a posição dele e a dos eleitos são suplentes, o que não se aplica ao candidato citado. Desta feita, os candidatos de PT do B, PTN, PT, PDT, PMB, PSL, PHS, REDE, PSTU e PSOL, além dos impugnados, ficam “eliminados”.

Lista com os 15 primeiros suplentes de Rio Grande

Lista com os 15 primeiros suplentes de Rio Grande

 

Lista com os 15 primeiros suplentes de Ribeirão Pires

Lista com os 15 primeiros suplentes de Ribeirão Pires

Compartilhe

Comente

Leia também