Igreja do Pilar sofre com falta de manutenção

A Igreja do Pilar, um dos mais importantes marcos da cidade está esquecido. Esta foi a constatação a que a reportagem do Mais Notícias chegou ao visitar o importante ponto histórico após queixas de moradores.da região.

Mato e sujeira tomam conta de patrimônio histórico da cidade

O local, que até foi alvo de matéria na Rede Globo de Televisão em 2008 por duas vezes justamente por conta da falta de manutenção do local, justamente pela parca manutenção, encontra-se novamente em estado de abandono. Segundo Ana Rita de Almeida, que coordena o Grupo de Orações que se reúne no local as segundas, o ponto turístico fica ao léu na maior parte do ano: “manutenção aqui só nas vésperas da festa”, afirmou.

De fato, o local está tomado por mato e o estado de manutenção das paredes e do entorno não é dos melhores. Ao fundo, o Palco Municipal Américo Del Corto se encontra com telhas quebradas e um dos camarins com banheiros, construídos ao fundo do local, está ocupada por cachorros e entregue ao abandono.

“Estamos em uma luta para preservar a igreja, a história da cidade. É um local que fará 300 anos em 2014”, ressaltou Ana Rita. A Prefeitura, por sua vez, acabou por endossar as palavras da reclamante: “Está programada para a segunda semana de abril a capinação e manutenção da Avenida Santa Clara”, ou seja: às vésperas da Festa do Pilar. Ressaltamos aqui que o local é um ponto turístico tombado, conta com missas e eventos que, a despeito de não serem tão divulgados quanto a Festa do Pilar, são de igual importância.

Compartilhe

Comente

Leia também