Hospital e Maternidade São Lucas promove curso gratuito para gestantes

Além de receberem orientações sobre cuidados com os bebês, famílias puderam conhecer estrutura da unidade hospitalar municipal de Ribeirão Pires

O Hospital e Maternidade São Lucas, da rede municipal de Ribeirão Pires, abriu as portas no último sábado, dia 13, para gestantes e familiares. Profissionais da Secretaria de Saúde municipal promoveram, no período da manhã, série de palestras sobre cuidados com a saúde dos bebês. Durante a atividade, as gestantes conheceram a estrutura médica e hospitalar do São Lucas.

“Nossas equipes, em parceria com o Grupo São Cristóvão Saúde, trabalham para humanizar o atendimento prestado às gestantes e bebês, priorizando o bem-estar e a saúde dos pacientes. O curso ministrado por nossos profissionais permite que as famílias se preparem e já estejam atentas a cuidados com a alimentação, por exemplo, ressaltando, inclusive, a importância do aleitamento materno”, explicou a secretária de Saúde, Patrícia Freitas.

As gestantes e familiares receberam dicas e informações sobre diferentes temas: alimentação das mães e bebês; aleitamento materno; cuidados com a saúde do recém-nascido; higiene odontológica dos bebês; orientações sobre os serviços e o atendimento da maternidade do São Lucas; cuidados no pré e pós nascimento; entre outros.

“Essa foi uma oportunidade de apresentarmos às gestantes os serviços que temos em nossa maternidade, como, por exemplo, o direito a um acompanhante 24 horas, a possibilidade de fazer o registro do bebê dentro da unidade, vacinas e exames realizados, entre outros. Foi também um momento de nossas equipes mostrarem a estrutura dos quartos, centro cirúrgico e outras alas do hospital, para que elas tenham mais segurança e esclareçam possíveis dúvidas”, afirmou o diretor administrativo do São Lucas, Gustavo Thomaz.

A gestante Ketilin Gomes de Moraes, 35 anos, da Vila Sueli, participou da palestra e da visita ao Hospital e Maternidade São Lucas e avaliou positivamente a iniciativa. A moradora teve o primeiro filho há dez anos na unidade e voltará, ainda nesse mês, para ter o segundo bebê, uma menina. “Antes aqui não era assim, com essa estrutura boa. Com a palestra, também, a gente fica bem e sabe que tem enfermeiro e médico acompanhando. As dicas foram muito boas. Mesmo sendo mãe de um não sabia”, disse a mãe do Gabriel e, em algumas semanas, da Gabrieli.

As palestras desse sábado foram ministradas por equipes de diferentes áreas da saúde – psicóloga, obstetra/ginecológica, enfermeira obstetra, odonto pediatra, nutricionista, pediatra e assistência social. A Secretaria de Saúde trabalha para realizar palestras mensalmente. Informações podem ser obtidas pelo telefone 4828-3000.

Compartilhe

Comente

Leia também