HISTÓRIAS DE MULHERES, DE LENÇOS E VENTOS

Depoimento de Thaís Ribeiro

Ouvir a frase “você está com câncer” não é nada fácil, ainda mais quando a pessoa que está passando por isso é alguém próximo. O mundo passa mais devagar, a sua mente se enche de perguntas e você começa a indagar o por quê daquilo tudo. Foi isso que senti no dia 23 de dezembro de 2014, quando em uma sala do AME Barradas, a Dra. Daniele Setti anunciou à minha mãe o diagnóstico. Com um nó na garganta, precisei manter a postura e me mostrar firme, estava me preparando a algumas semanas desde que a clínica geral havia comentado a suspeita, mas ao olhar para a mulher mais importante da minha vida chorando só queria sair correndo daquela sala e nunca mais falar sobre aquilo. “Filha, preciso que me faça um favor raspe o meu cabelo, pois não aguento mais vê-lo cair”, essa foi uma das frases mais difíceis de ouvir na minha vida. Ver o sofrimento nos olhos dela, o cabelo, o “véu” feminino estava indo embora devido à quimioterapia. Havia uma semana que os fios começaram a cair rapidamente, tentamos ao máximo evitar, primeiro cortando, depois deixando preso até perceber que eles realmente iam embora. Peguei a maquininha e comecei o corte, ela chorou muito, o meu coração estava partido, senti dor de estomago e uma vontade incontrolável de chorar, pensei em quantas mulheres passaram por aquilo e quantas mais ainda iam passar.

954565_859655204073286_2076130660_n

O primeiro impacto de se ver, a negação, não querer sair sem os cabelos e o desespero de não ser como as outras mulheres, tudo isso ela sentiu. No dia seguinte, me pediu que a ajudasse com o lenço. Algumas semanas antes ela relutou em comprá-los, chorou na loja e disse que não os queria, mas, quando recebeu um de presente se afeiçoou pelo acessório que foi escolhido com tanto carinho e até sorriu…

Ela começou a perceber que a beleza estava ali independente do cabelo ou não. Minha mãe foi diagnosticada com câncer de mama, fez a cirurgia e está passando por tratamento de quimioterapia e radioterapia.

 

Formação do Projeto

Esse projeto nasceu do coração de três pessoas, após a primeira sessão de quimioterapia da minha mãe sabia que precisava fazer algo, ver tantas guerreiras passando por aquele momento delicado me deixava muito triste, e decidi doar meu cabelo, minha amiga Semíramis foi a segunda a contribuir com á ideia, que coincidentemente começava em Ribeirão Pires uma campanha de arrecadação de lenços para mulheres com câncer, com o Grupo Rotary, onde eu como professora fui com meus alunos ajudar.

E por fim a terceira foi a Dr. Myriam Massarollo, que desenvolvia um belo trabalho no (PMN) Partido da Mobilização Nacional, com o departamento das mulheres, que após uma rápida visita a Fundação Juscelino Kubitschek (JK), abraçaram a nossa causa e desenvolveram o slogan para o projeto.

O Projeto

A ideia do projeto é arrecadar acessórios (boinas, chapéus, lenços) para entregar no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, e agora atendendo a sugestões também vamos arrecadar brincos, colares e maquiagens para que através destes presentes, essas mulheres se sintam amadas e acolhidas.  Nós, enquanto sociedade, precisamos nos mobilizar para ajudar, somos diferentes em crenças, culturas, valores, etnia, mas o que realmente nos une é a nossa humanidade. O empoderamento feminino tem sido uma bandeira importante para nós, é necessário que os estereótipos sejam quebrados que a imagem da mulher perfeita seja superada e que cada uma se enxergue e se ame simplesmente da forma que é.

O projeto tem também tem como intuito arrecadar histórias, para que futuramente possamos escrever um livro a partir dos depoimentos de médicos, enfermeiros, funcionários, familiares e principalmente das guerreiras que venceram o tratamento. A finalidade do livro é arrecadar historias reais que confortem e deem esperança para as próximas mulheres que irão enfrentar o câncer, além de conscientizar a importância dos exames preventivos.

 

Thais Ribeiro está divulgando sua página no facebook: Histórias de mulheres, de lenços e de ventos. (arrecade os lenços, mande sua história, ou simplesmente espalhe a campanha).

 

Compartilhe

Comente

Leia também