Hipertensão Arterial

Hipertensão arterial, popularmente chamada de pressão alta, atinge crianças e adultos de qualquer classe social e, diferentemente do que se pensa, atinge não só as pessoas nervosas, mas também as calmas. A pressão eleva-se por vários motivos, mas principalmente porque os vasos onde o sangue circula se contraem. Os vasos, que são internamente recobertos por uma camada fina e delicada, uma vez contraídos, aumentam a pressão e com alta pressão do sangue essa camada é agredida, tornando os vasos endurecidos e estreitos. Com o passar dos anos, esses vasos podem entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina, que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso leva ao derrame cerebral (Acidente Vascular Cerebral – AVC). Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação total dos órgãos. Essas situações são graves, mas podem ser evitadas com o tratamento adequado conduzido por um especialista. A hipertensão arterial não tem cura, mas deve ser tratada para impedir as complicações citadas.

Um dos grandes problemas da hipertensão é o fato desta não apresentar sintomas até fases avançadas. Achar que a pressão está alta baseado em sintomas como dor de cabeça, cansaço, dor no pescoço, sensação de peso nas pernas ou palpitações, é um erro comum. A pressão alta não causa sintomas na maioria das vezes. O diagnóstico de hipertensão necessita de exames específicos para avaliação e para acompanhar a eficácia do tratamento.

Medidas gerais de reeducação, como modificações no estilo de vida são importantes para reduzir a pressão arterial.

– Evite açúcares e doces, bebidas alcoólicas, gorduras, carnes vermelhas, temperos prontos e alimentos industrializados como embutidos, conservas, enlatados e defumados.

– Prefira alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha, frutas, verduras e legumes, produtos lácteos desnatados.

– Diminua a quantidade de sal na comida. Use no máximo 1 colher de chá para toda a alimentação diária.

– Não fume! Depois da hipertensão, o fumo é o principal fator de risco de doenças cardiovasculares.

– Pratique atividade física. Faça caminhadas, suba escadas ao invés de usar o elevador, ande de bicicleta, nade.

– Mantenha um peso saudável. Também é importante avaliar a medida da circunferência abdominal; no homem não deve ultrapassar 102 cm e, na mulher, 88 cm.

– Siga as orientações do seu médico, elas contribuirão para o controle da pressão arterial e para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares:

Se utilizar medicamentos:

– Tome as medicações conforme a orientação médica.

– Compareça às consultas regularmente.

– Não abandone o tratamento.

Dr. Marcionilo José da Silva Seabra

CRM 46.310

Cardiologia e Clínica Médica

HOSPITAL RIBEIRÃO PIRES

Compartilhe

Comente

Leia também