Há 20 anos, Ribeirão Pires recebia o título de Estância Turística

Nesse domingo, dia 9 de dezembro, Ribeirão Pires completa 20 anos com o título de Estância Turística, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 10.130 de 1998, sancionada pelo governador Mário Covas Júnior.

A conquista do título permitiu a efetivação de convênios com a Secretaria de Turismo do Estado para investimentos em melhorias na cidade. Desde então, a Estância tem superado barreiras na consolidação de sua titularidade, tanto com investimentos estruturais e novos projetos para fomentar o setor, quanto na criação e valorização da identidade da Estância.

Em 2015, o Governo do Estado tornou mais rigorosa a legislação para repasse de verbas de investimentos turísticos com a Lei Complementar nº 1.261, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de MITs – Municípios de Interesse Turístico, em todo Estado de São Paulo.

Depois de anos sem a execução de projetos para o setor, e com o abandono de atividades tradicionais da agenda turística municipal, em 2017, a Prefeitura colocou o turismo em posição prioritária, sendo estratégico para o desenvolvimento da economia local, inclusive com a manutenção do título.

“Encontramos no início do último ano uma cidade em situação de abandono e desvalorização. A ameaça de perdermos o título era grande. Trabalhamos intensamente para regularizar a situação administrativa e financeira de Ribeirão Pires – o primeiro passo em longa caminhada que estamos fazendo para fortalecer não apenas o turismo, como todos os setores. Com muita dedicação, conquistamos avanços significativos, afastando o risco de perdermos um título tão importante, motivo de grande orgulho para todos os profissionais envolvidos nesse processo”, explicou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

Uma das primeiras ações realizadas em 2017 foi a análise dos convênios celebrados por gestões anteriores junto ao DADETur, departamento estadual que atua para fomentar o turismo em estâncias paulistas. Irregularidades, que impediam o recebimento de novos recursos para o setor, foram identificadas e corrigidas pela Prefeitura.

Para ampliar os debates sobre as ações de fomento, o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo foi retomado. A Prefeitura também integrou a sociedade civil e profissionais do segmento em Comissão de Elaboração do Plano Diretor de Turismo, concluído no primeiro semestre de 2018 e elaborado em parceria com o SENAC – SP, por meio de convênio celebrado em julho de 2017.

O documento é a diretriz para investimentos e ações de desenvolvimento do turismo, pois diagnostica a infraestrutura turística da cidade, potenciais e também estabelece estratégias de fortalecimento da atividade econômica.

Além de recuperar recursos perdidos em anos anteriores, a Prefeitura garantiu a aprovação de novos projetos, já em execução. O Boulevard Gastronômico – fases 1 e 2 – e o Parque Oriental estão em fase de implantação e fazem parte do processo reestruturação do receptivo turístico e da criação de novos roteiros para a cidade. Juntos, os projetos somam R$ 10 milhões em investimentos repassados pelo DADETur, justamente por o município atender aos requisitos e ser uma Estância Turística.

Os atrativos estarão integrados com o Templo Luz do Oriente, onde está situada a Torre de Miroku, empreendimento privado situado às margens da Represa Billings que tem atraído visitantes de diferentes regiões do Estado e do País a Ribeirão Pires.

O resultado dos esforços realizados pela Prefeitura para consolidação do setor turístico trouxe, ainda, destaque junto ao Ministério do Turismo (MTur). Em agosto deste ano, Ribeirão Pires recebeu o Selo+Turismo – declaração que garante ao município análise prioritária para a obtenção de recursos junto ao Governo Federal. A Estância foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber a certificação.

A revitalização e valorização de pontos turísticos; a preservação do patrimônio municipal; a retomada e o fortalecimento do calendário de festividades, entre os quais o Festival do Chocolate, a Festa do Pilar e o Festival do Cambuci, também estão entre as ações estratégicas de fomento ao turismo local.

“Ribeirão Pires é uma cidade de incontáveis belezas naturais e imenso potencial para o crescimento da atividade turística. Com responsabilidade, o prefeito Kiko tem conduzido ações que estão impulsionando o setor, hoje tido como destaque no mundo inteiro pelo impacto positivo na geração de emprego e receita. Novos projetos, em fase de execução ou planejamento, miram justamente essas oportunidades de desenvolvimento. Já avançamos significativamente com ações que envolveram toda a cidade e, em breve, teremos novas conquistas sendo entregues em nossa Estância”, avaliou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, César Ferreira.

Trajetória da Estância – Após receber o título, em 98, o município pode estabelecer convênios com o Governo do Estado, investindo em programas de urbanização, infraestrutura e preservação ambiental – a Administração de 1997-2000 se pautava no conceito de sustentabilidade.

Entre os anos de 1997 e 2004, a Prefeitura realizou obras relevantes à construção do turismo da cidade, entre elas estão as reformas do Parque Municipal Pérola da Serra e Parque Milton Marinho – conhecido camping, escadaria e iluminação do Mirante São José. O recém-criado Boulevard Central – hoje Praça da Bíblia, foi interligado às Praças Ernest Solvay e dos Imigrantes. A interligação recebeu, na mesma época, a construção do palco para apresentações e eventos, espelho d’água e paisagismo. Em 1999, Ribeirão Pires implantou o CIT – Centro de Informações Turísticas.

Entre os anos de 2005 e 2008, em parceria com o Governo do Estado, os principais acessos da cidade pela Rodovia Índio Tibiriçá receberam melhorias. Neste momento, surge o Festival do Chocolate, evento idealizado pela Prefeitura para divulgar o potencial turístico, trazer novos visitantes e valorizar a cidade entre os próprios moradores. O festival criou nova identidade ao município, que passou a ser reconhecido também por sua hospitalidade e pela riqueza natural e gastronômica.

A festa integra, desde 2010, o calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo e atingiu marcas maiores do que esperadas inicialmente. A 12ª edição do Festival do Chocolate, realizada em 2018, durante três finais de semana, no Complexo Ayrton Senna, reuniu cerca de 112 mil pessoas. O público aproveitou as atrações gastronômicas e de artesanato em mais de 40 chalés, movimentando, dentro da festa, cerca de R$ 2,8 milhões.

Em 2008, foi construída a Vila do Doce – na interligação das praças Ernest Solvay, dos Imigrantes e da Bíblia. O local é um empreendimento municipal de fomento ao turismo – hoje administrado por meio de convênio pela ACIARP – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires.

 

Compartilhe

Comente

Leia também