Grupo de capoeiristas faz intercâmbio no Chile

Mestre Pelé e Cleo

Mestre Pelé e vereadora Cléo Meira

No mês de janeiro, um grupo de capoeiristas acompanhados pelo Mestre Pelé fizeram um intercâmbio no Chile onde puderam mostrar a capoeira para os locais e também conhecer a cultura do país, levando na bagagem um experiência incrível que muitos jamais irão esquecer.

A intenção de se realizar o intercâmbio começou em 2010, porém somente no ano passado ela efetivamente se tornou realidade. “Um grupo de chilenos veio ao Brasil e ficou hospedado por 15 dias em Ribeirão, no Carlos Rohm. Com a ajuda da Sectur (Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo) e da Prefeitura esse grupo teve toda a assistência e gostou muito do nosso trabalho. Agora foi nossa vez de conhecer a cultura deles”.

Essa parceria entre Brasil e Chile começou através da amizade entre o mestre Pelé e outro mestre chileno que, por coincidência, se tornaram amigos por terem tido os mesmos mestres. Juntos tiveram a idéia de fazer esse intercâmbio e criaram uma comunidade chamada UCBC (União de Capoeira Brasil-Chile), que está ligada a Confederação Internacional de Capoeira.

A vereadora Cléo Meira (PTN), acompanhou o Mestre Pelé junto com os seus alunos nessa jornada. “É muito importante o apoio para esse tipo de intercâmbio. Eu fiquei maravilhada. Nossos munícipes merecem ter oportunidade como essa de conhecer outro país e trocar experiências culturais”.

O próximo grupo chileno que visitará nossa cidade chegará no meio do ano e, em dezembro, outro grupo irá acompanhar o Mestre em mais uma viagem ao Chile. “A nossa intenção é fazer essa troca cultural que está dando muito certo. Vamos levar a raiz da capoeira brasileira a eles e principalmente a nossa cidade que também tem história com a arte”, afirmou o Mestre, antes de agradecer o apoio da vereadora: “Todos ficaram muito felizes com a presença da Cléo, ela foi muito importante em nosso encontro, nós precisamos desse tipo de apoio”.

“O trabalho do Mestre Pelé é incrível e é resultado de muito suor e lágrimas, algo que ele faz por amor. Tudo que envolve educação, ser humano e formação é muito importante, pois envolve o futuro de nosso País”, concluiu a vereadora Cléo Meira.

Compartilhe

Comente

Leia também