Grande ABC tem 1ª Oficina de Mobiliários Adaptados em PVC do Estado de São Paulo

 

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a Faculdade de Medicina do ABC, a Fundação do ABC , o Instituto do PVC e a Solvay Indupa do Brasil inauguraram ontem (22) a AdapTO – Projeto  Mobiliários Adaptados em PVC . 

Oficina fabricará equipamentos para pessoas carentes com disfunções neuromotoras das sete cidades da Região

Após o lançamento, terá início as atividades da 1ª Oficina de Mobiliários Adaptados em PVC no Estado de São Paulo, onde serão fabricados equipamentos adaptados em PVC que facilitem a acessibilidade e a reabilitação de pessoas carentes com disfunções neuromotoras. Inicialmente, a oficina contará com alunos de Terapia Ocupacional (TO) da Faculdade, que terão oportunidade de estagiar. Os mobiliários serão fabricados de acordo com as necessidades especificas de cada pessoa e serão adaptáveis a seu crescimento. A intenção é que, quando não mais necessário, o mobiliário seja adaptado para outra pessoa com necessidade diferente, o que torna o projeto sustentável.

A oficina está localizada dentro da Faculdade de Medicina do ABC e todo material será oferecido pelos parceiros do projeto, tornando o serviço 100% gratuito.  Primeiramente, serão atendidas pessoas cadastradas nas prefeituras das sete cidades da Região até que a oficina seja referência e passe a ser diretamente procurada. A região do Grande ABC tem registrado uma demanda de mais de 5.000 equipamentos para quem apresenta algum tipo de necessidade, e o PVC é uma opção de baixo custo e fácil manuseio.

A iniciativa e o PVC – O projeto teve início em 2006 na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande (MS). A partir de tubos, conexões, forros, chapas e outros produtos feitos em PVC, a terapeuta ocupacional Grace Gasparini passou a desenvolver mobiliários adaptados em PVC em substituição a equipamentos tradicionais em madeira – normalmente de alto custo e muitas vezes importados. Em 2007, com a parceria do Instituto do PVC e a Associação Catarinense de Ensino (ACE), o projeto chegou a Joinville na forma de um workshop. Hoje há uma oficina na ACE onde são confeccionados mais de 20 modelos desenvolvidos entre cadeiras, mesas, andadores, carteiras escolares, etc.

De baixo custo, o PVC viabiliza o uso de mobiliários adaptados às famílias de baixa renda e possibilita maior higiene pela facilidade de limpeza. É de fácil manuseio e também traz entre as vantagens resistência à água, durabilidade, adaptação de acordo com o crescimento da criança e excelentes resultados terapêuticos.

Compartilhe

Comente

Leia também